SC: Público conhece projetos da Universidade na XI Jornada de Extensão e Cultura

18/10/2023 - 17:02  •  Atualizado 19/10/2023 15:23
Compartilhe

O público que visitou o campus de Goiabeiras nesta terça e quarta-feira, dias 17 e 18, teve a oportunidade de conhecer mais sobre projetos de extensão realizados pela Ufes na XI Jornada Integrada de Extensão e Cultura, evento que integra a Semana do Conhecimento (SC) 2023. Com o tema Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável: possibilidades e desafios, a Jornada segue sábado, 21, divulgando as ações de extensão da Ufes, realizando debates sobre temas variados - como erradicação da pobreza, promoção da paz e expansão da comunicação pública no Espírito Santo - e promovendo atividades de esporte e lazer. Veja aqui a programação.

Até esta quarta, a Jornada promoveu a exposição de 23 projetos na Tenda da Extensão, além de momentos culturais, envolvendo música e poemas. Já os debates e palestras ocorrem em formato virtual, sendo transmitidos pelo canal da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no YouTube.

A coordenadora da Jornada de Extensão e Cultura, Paola Primo, explica que a escolha do tema central do evento se deve pelo fato de que a extensão universitária sempre esteve ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

“O nosso sistema de registro de projetos tem isso como requisito. Quando você vai registrar uma ação de extensão o coordenador já tem que indicar com qual dos vários objetivos sustentáveis aquele projeto está relacionado. É uma temática muito importante e que sempre esteve vinculada à extensão. Neste ano, a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia abordou as ODS, então, devido à sua relevância, resolvemos adotá-lo para a Jornada”, explica a coordenadora.

Para Kézia Simão Torres (foto), estudante do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Terra Vermelha, que está visitando a Ufes nessa Semana do Conhecimento, é muito interessante a abordagem dos projetos. “Agrega muito ao meu futuro, em especial o SOMA-SI, porque conversa com o meu sonho de ser uma agente da Polícia Federal”, destaca a aluna, referindo-se ao SOMA-SI: programa de autogerenciamento do bem-estar a partir da análise do estresse do agente da segurança pública no Espírito Santo, vinculado ao Departamento de Psicologia.

 

Veja alguns dos projetos apresentados:

Tato_I3D (foto) - Promove conhecimento e aprendizado para uso da impressora 3D, a fim de construir adaptações para o auxílio das atividades de vida diária para pessoas com deficiências, visando sua independência. A tecnologia assistiva produzida tem menor custo e é personalizada de acordo com a necessidade do paciente.  

Planetário - Proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva dentro de um domo inflável, com a projeção de imagens e vídeos do espaço e seus astros. Tem como objetivo a popularização do conhecimento sobre o universo.  

SOMA-SI - O projeto busca identificar e avaliar marcas genéticas de doenças em servidores de segurança pública, envolvendo Polícia Militar, Civil e Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.  

Herbário VIES (foto) - Apresenta uma coleção de plantas e de matéria orgânica coletado na Ufes pelo curso de Ciências Biológica. O herbário da Ufes tem uma série de plantas secas depositadas, sendo um material muito frágil e de pouca acessibilidade por permanecer no laboratório. A exposição possibilita a popularização da botânica por meio de ilustrações e o contato com plantas e fungos em peças de resina, permitindo ao visitante pegar e observar os mínimos detalhes do material orgânico coletado.  

Para acompanhar a movimentação da Semana do Conhecimento, acesse o perfil @ufesoficial no Instagram. 

Texto e fotos: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho