Ufes se prepara para a Semana do Conhecimento 2023. Confira site com a programação

05/10/2023 - 18:51  •  Atualizado 09/10/2023 11:37
Compartilhe

A Ufes realiza os últimos preparativos para receber milhares de estudantes de todo o Espírito Santo na Semana do Conhecimento 2023. A partir do próximo dia 16, a Universidade apresenta as instalações e as atividades dos seus cursos de graduação, projetos de extensão, pesquisa e diversas informações para os futuros universitários dos campi de Vitória, São Mateus ou Alegre. Confira a programação no hotsite do evento.

A Semana do Conhecimento acontece nos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), de 16 a 21 de outubro; no campus de São Mateus, de 24 a 26 de outubro; e no campus de Alegre, de 6 a 10 de novembro. O evento reúne atividades da Mostra de Profissões; da Jornada Integrada de Extensão e Cultura; da Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e da Mostra de Ciências. Haverá, ainda, tendas da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes), além de visitas guiadas na ExpoVespa, que integra a Mostra de Ciências Biológicas.

Abertura

A abertura oficial da Semana do Conhecimento acontece no dia 16 de outubro, no campus de Goiabeiras. A partir das 9 horas, no Cine Metrópolis, haverá apresentação artística e solenidade, com a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas, e do vice-reitor, Roney Pignaton.

Em seguida, será ministrada a palestra magna Democracia, direitos humanos e políticas de ações afirmativas, pela professora Renísia Filice, da Universidade de Brasília (UnB). Filice é historiadora, mestre em História Social e doutora em Educação, além de líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e Gênero, e vice-coordenadora da área de Políticas Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Às 19 horas, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) promove o primeiro debate da Jornada Integrada de Extensão e Cultura, sobre o tema Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável: possibilidades e desafios. Participarão desta mesa os professores Daniel Rubens Cenci (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí), Elaine Cristina da Silva (Ufes) e Yuri Leite (Ufes), com mediação do  pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Neto.

A programação é gratuita e aberta ao público. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o evento oferecerá ações culturais e esportivas, como o projeto Sábado de Esporte e Lazer, que promove aulas de dança, oficinas esportivas e recreação infantil, entre outras atrações.

Inscrições

Em 2022, mais de 10 mil estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e médio se inscreveram para visitar o ambiente dos cursos e receber informações pertinentes à carreira na Mostra de Profissões. Neste ano, já são 257 escolas inscritas, totalizando 16 mil estudantes, nos quatro campi da Ufes. As instituições de ensino que desejarem trazer seus alunos devem se inscrever, gratuitamente, por meio de formulário. Mais informações sobre a Mostra podem ser obtidas por este e-mail.

Também estão abertas as inscrições para os minicursos e oficinas da Jornada Integrada de Extensão e Cultura, até o dia 13 de outubro. São mais de 50 atividades de diversas temáticas, como artes, tecnologia e saúde. A lista completa com os links para as inscrições está disponível na página da Proex.

Nota 5

Segundo a coordenadora da Comissão Organizadora da Semana do Conhecimento, professora Liliana Barros, a Ufes tem mais uma motivação para receber a sociedade nos seus campi: a nota 5 do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo obtido na avaliação da qualidade da educação desenvolvida na Universidade.

“Para completar a alegria de toda a movimentação gerada pela Semana do Conhecimento, tivemos a nota máxima da avaliação do MEC, carimbando a excelência do conhecimento produzido na Universidade”, afirma Barros.

O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja edição deste ano traz o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho