Universidade Promotora de Saúde na Ufes alerta para o risco dos cigarros eletrônicos

31/05/2022 - 10:16  •  Atualizado 01/06/2022 10:00
Compartilhe

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 31 de maio como Dia Mundial sem Tabaco, com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao seu uso. Segundo a OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano (pelo uso direto e pelo fumo passivo). O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco, como cigarros, cachimbos, charutos, fumo de rolo, rapé, dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), como vapes, "pen drives" ou vaporizadores, dentre outros.

Tem sido preocupante o uso de cigarros eletrônicos, erradamente adotado por algumas pessoas como forma de abandonar o cigarro tradicional, ou como forma inofensiva de fumar. O cigarro eletrônico é um sistema de liberação de nicotina que recentemente vem ganhando popularidade e aceitação entre os jovens em todo o mundo e sua venda aumenta exponencialmente a cada ano. O seu uso no Brasil aumentou em 191% entre os fumantes e 214% entre os não fumantes entre os anos de 2013 e 2017.

Apesar de ter sido criado com intenção de funcionar como alternativa segura ao cigarro convencional, o cigarro eletrônico libera nicotina e outras substâncias tóxicas que trazem múltiplos riscos para a saúde. Seu uso tem sido associado a danos nos tecidos da mucosa oral, nasal, pulmonar e cardiovascular, e seu potencial carcinogênico associado a câncer de boca, nasossinusal e pulmão. Além disso, o cigarro eletrônico também pode causar dependência, em muitos casos de forma muito mais rápida do que o cigarro convencional, devido ao alto teor de nicotina que podem liberar.

A Universidade Promotora de Saúde (UPS) na Ufes lembra que alguns municípios do Espírito Santo oferecem suporte no combate ao tabagismo, por meio de programas de antitabagismo, com abordagens comportamentais e, se necessário, uso de medicamentos de forma complementar. Para ter acesso ao atendimento, a pessoa interessada deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem o programa. Algumas delas são:

- Em Cariacica: UBS Santa Fé e Jardim América

- Na Serra: Unidades Regionais de Saúde (URS) de Serra Sede, Serra Dourada, Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte e Boa Vista

- Em Vila Velha: UBS Araçás, Barra do Jucu, Coqueiral de Itaparica, Dom João, Ibes, Jaburuna, Paul, Ponta da Fruta, Santa Rita, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães, Vale Encantado, Vila Garrido e Vila Nova

- Em Vitória: Todas as UBSs

Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico https://saude.es.gov.br/tabagismo.