Ufes integra Liga das Universidades do BRICS e firma acordos de cooperação com instituições bielorrussas

17/10/2024 - 17:26  •  Atualizado 17/10/2024 18:10
Texto: Thereza Marinho
Foto do reitor Eustaquio de Castro assinando o documento de criação a Liga das Universidades do Brics

A Ufes foi uma das 19 instituições brasileiras signatárias do documento de criação da Liga das Universidades do BRICS, assinado nesta quarta-feira, 16, na cidade de Moscou (Rússia). A criação da entidade foi uma das atividades do I Encontro Brasil-Rússia-Belarus de Cooperação Acadêmica em Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual participam o reitor Eustaquio de Castro e o secretário de Relações Internacionais da Universidade, Yuri Leite.

A Liga é uma associação não comercial informal e voluntária, que reúne instituições acadêmicas e científicas do Brasil, da República de Belarus e da Federação da Rússia. A entidade terá 12 grupos de cooperação temática em diversas áreas, que trabalharão para desenvolver pesquisas, intercâmbios acadêmicos e projetos de colaboração.

Além de integrar a Liga das Universidades do BRICS, a Ufes também assinou dois acordos de cooperação técnica com instituições bielorrussas: um com a Universidade Estatal Bielorrussa de Informática e Radioeletrônica; e outro com a Universidade Técnica Estatal de Brest, ambas na República de Belarus. Os acordos preveem intercâmbio de pessoal acadêmico, de pesquisa e administrativo, desenvolvimento de programas educacionais para mobilidade acadêmica de alunos, desenvolvimento de cooperação científica e publicações conjuntas, entre outras formas de colaboração.

Nesta quarta, Eustaquio de Castro e Yuri Leite também participaram do fórum de reitores realizado na Universidade Estatal de Moscou Lomonosov. O evento contou com a participação de mais de 80 diretores de instituições educacionais e científicas da Rússia, do Brasil e de Belarus, que discutiram parcerias científicas entre instituições de ensino dos três países e a possibilidade de cooperação nas esferas acadêmica e cultural.

Imagem
Foto do reitor Eustaquio de Castro olhando o primeiro computador quântico, no Centro Quântico Russo
O reitor da Ufes conhece o primeiro computador quântico, em visita ao Centro Quântico Russo.

“Essa troca de informações nas áreas de educação, tecnologia e saúde tem sido muito valiosa e estou bastante esperançoso de que os acordos que assinamos trarão bons resultados no desenvolvimento de pesquisas em conjunto e na abertura de novas possibilidades de mobilidade para nossos estudantes e pesquisadores”, disse o reitor da Ufes, que também teve a oportunidade de conhecer o primeiro computador quântico em visita ao Centro Quântico Russo.

Cúpula de reitores

O I Encontro Brasil-Rússia-Belarus de Cooperação Acadêmica em Ciência, Tecnologia e Inovação foi o primeiro evento da agenda de reuniões bi e trilaterais entre instituições brasileiras, russas e belarussas. Nesta quinta, 17, teve início a Cúpula de Reitores das Universidades do BRICS, que segue até essa sexta-feira, 17, na Universidade de Lomonosow, com a presença também de representantes de instituições do Irã, dos Emirados Árabes, do Egito e da Etiópia.

Os dois eventos antecedem a XVI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS, que será realizada na próxima semana com a presença do presidente Lula.

Imagem
Foto do grupo de reitores brasileiros em uma praça da Rússia, posando em frente a um monumento.
Missão de reitores brasileiros na Rússia.

Sobre o BRICS

BRICS é o nome dado ao grupo formado pelas cinco das maiores economias emergentes do mundo - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, criado com o objetivo de promover a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto. A sigla é formada pela primeira letra do nome, em inglês, de cada país.

A missão de cooperação internacional envolve instituições de ensino brasileiras mobilizadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e representantes do Ministério da Educação. Ao todo, são 38 pessoas na missão, que tem o financiamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A missão à capital russa dá prosseguimento às iniciativas que vêm sendo discutidas no âmbito do projeto de cooperação promovido pela Embaixada do Brasil com foco nas seguintes áreas de cooperação: ciências exatas; meio ambiente e ciências marinhas e polares; tecnologias do futuro; saúde e veterinária; ciências da terra; tecnologia aeroespacial; economia e empreendedorismo; humanidades; relações internacionais e direito internacional; português/russo como língua estrangeira.

Categorias relacionadas