O Teatro Universitário da Ufes foi palco do evento de boas-vindas que marcou o início do segundo semestre letivo de 2024. A cerimônia de recepção institucional aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, e foi voltada para estudantes ingressantes em cursos oferecidos nos campi de Goiabeiras e Maruípe. O evento contou com a participação da vice-reitora Sonia Lopes e dos pró-reitores de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e de Políticas de Assistência Estudantil.
A acolhida começou com a apresentação cultural do Grupo Andora. Projeto de extensão, pesquisa e ensino da Universidade, o grupo existe desde 2008 e tem por objetivo a formação e difusão das danças populares no Espírito Santo. Com apresentações em festivais tanto no Brasil quanto no exterior, o Andora é formado por professores, pesquisadores, artistas e estudantes de diferentes áreas de conhecimento.
Além de dar as boas-vindas aos ingressantes, a vice-reitora Sonia Lopes buscou encorajá-los para os desafios futuros que irão encontrar ao longo dessa nova fase da vida, “uma jornada que será desafiadora, mas certamente repleta de oportunidades”, garantiu.
Ainda segundo Lopes, a instituição está engajada em oferecer uma formação que valorize o conhecimento teórico, sem deixar de lado a vivência prática, a capacidade crítica e o posicionamento ético.
“As experiências que vocês vivenciarão na Ufes serão, sem dúvida, determinantes para os próximos anos de suas vidas. Aqui, além de ampliarem seus conhecimentos nas áreas escolhidas, terão a chance de adquirir valores essenciais para o exercício pleno da cidadania”, realçou a vice-reitora.
E quem está ansiosa para vivenciar essas novas experiências é a caloura do curso de Fisioterapia Gabrielly dos Santos. Moradora da cidade mineira de Mutum, a jovem de 18 anos chega à Ufes em busca de realizar o seu sonho. “Sempre quis um curso que estivesse diretamente ligado ao paciente, vendo o avanço dele dia após dia. Foi isso que me cativou”, contou.
Apresentações e incentivo
Durante o evento, os gestores presentes também incentivaram os estudantes e falaram um pouco sobre o trabalho de suas unidades no dia a dia acadêmico. A pró-reitora de Graduação (Prograd), Regina Alcântara, chamou atenção para as infinitas possibilidades que os ingressantes terão ao iniciarem suas jornadas na instituição. "Experiências que serão mais que significativas e decisivas para a vida profissional e pessoal de cada um de vocês”, disse.
O diretor de Política Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes, Jorge Luiz dos Santos Junior, enfatizou a importância da extensão universitária. “A extensão tem essa prerrogativa: de conectar nossa pesquisa àquilo que a sociedade está demandando de melhor”, destacou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr., chamou a atenção para os destaques da Ufes na área de pós-graduação. “Gostaria de dizer para vocês que estão entrando numa Universidade que é uma das mais pujantes em termos brasileiros do sistema de pós-graduação”, ressaltou.
Já o pró-reitor de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes), Antônio Carlos Moraes, buscou destacar o apoio que os ingressantes terão da pró-reitoria ao longo de suas respectivas trajetórias acadêmicas. “A nossa missão é a permanência de vocês na Universidade e a conclusão de seus cursos com o mínimo possível de atraso”, enfatizou ele.
A acolhida contou ainda com a presença dos diretores dos centros de ensino da Ufes, que apresentaram suas unidades aos novos alunos. Também houve a participação da diretora de organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, Loyane da Silva, que falou sobre o papel de representação dos alunos que o DCE exerce.
Aula inaugural
A segunda parte da recepção se deu com a aula inaugural ministrada pela professora da Universidade do Estado da Bahia Marcea Sales. A aula teve como tema O sentido do pertencimento acadêmico: vivenciando o ensino, a pesquisa e a extensão.
Segundo Sales, o pertencimento é desenvolvido quando há envolvimento com o local e suas agendas e pautas. "Esse sentimento só vai sendo forjado, alimentado e consolidado a partir do momento que a gente se engaja com os lugares dos quais a gente faz parte", pontuou.
São Mateus e Alegre
A recepção aos estudantes do campus de São Mateus também acontece nesta segunda-feira. Houve um primeiro momento pela manhã, dirigido aos alunos do turno matutino, e haverá uma programação à noite, a partir das 18h30, para os estudantes do noturno. Os eventos acontecem no auditório da Biblioteca Setorial e incluem exibições culturais e apresentação da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), de professores, do Diretório Acadêmico e de setores de apoio ao estudante, como a Secretaria Única de Graduação (Sugrad) e a Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas).
Às 20 horas, a representante do Diretório Acadêmico do Ceunes Lorena Mattos ministrará a palestra Mulheridades nas ciências exatas: uma história do afastamento de mulheres que ocuparam esses espaços. O encerramento será com o projeto Café com Prosa.
Já no campus de Alegre, a acolhida aos estudantes ingressantes será realizada na quarta-feira, dia 23, na Quadra Poliesportiva. A abertura será às 14 horas, com apresentação das direções do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), bem como dos coordenadores dos cursos.
Às 14h30, serão divulgados aos estudantes o funcionamento de setores importantes na rotina acadêmica, como a Sugrad, a Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas) e a Biblioteca. A partir das 15 horas, serão realizadas atividades recreativas, lanche solidário e uma sessão musical.
A programação de todos os campi também está disponível no perfil da Ufes no Instagram.
Fotos: Thiago Sobrinho