Um panorama da produção acadêmica da Universidade foi apresentado à comunidade na manhã desta quarta-feira, 6, no lançamento do catálogo Coleção Pesquisa Ufes, que reúne 73 livros de diversas áreas do conhecimento. Produzidas por pesquisadores da Universidade, as obras foram editadas pela Editora Universitária da Ufes (Edufes), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), e estão disponíveis gratuitamente, no formato e-book, na página da editora e no Repositório Institucional da Ufes. No catálogo, os volumes podem ser baixados por meio de QR Code.
Parte das comemorações dos 70 anos da Ufes, o evento aconteceu no Cine Metrópolis e contou com apresentações artísticas de Jean Molinari, regente-adjunto do Coral da Ufes, e de Bruce Figueiredo, estudante do curso de Música. Estiveram presentes, além de servidores da Universidade e autores publicados pela Edufes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Júnior, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, e o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.
Representando os autores da Edufes, a professora Rosana Tokumaru, organizadora do livro Temas em Psicologia evolucionista: estudos brasileiros, comemorou o alcance das obras, disponíveis para o público geral. “Costumamos escrever artigos para os nossos pares, mas, com o trabalho da Edufes, nós conseguimos chegar a um público maior”, disse.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Júnior, a Coleção Pesquisa Ufes surgiu da “alta demanda qualificada” dos programas de pós-graduação da Universidade, cujas pesquisas atendiam critérios de inovação, relevância e impacto para a sociedade. “A coleção também ajuda na avaliação dos programas de pós-graduação, nos índices da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mede a produção intelectual dos decentes”, afirmou.
O pró-reitor adiantou que os programas de pós-graduação da Ufes já enviaram 49 obras acadêmicas no fim de outubro para a composição do segundo número da coleção, prevista para ser lançada no fim de 2025. “A ideia é que o processo seja mais rápido desta vez. Faremos um ciclo virtuoso dessa coleção, pelo menos a cada dois anos, para fomentarmos a produção de livros derivados das nossas pesquisas”, disse.
Serviço
A edição dos 73 livros em três anos foi um “trabalho épico”, como definiu o diretor da Edufes, Wilberth Salgueiro, que vê sua razão de ser no serviço de disponibilizar gratuitamente as obras para a sociedade. “Não é uma prática comum das editoras universitárias, muito menos das comerciais”, diz. “Se cada livro custasse R$ 50, um leitor que fosse baixar todos os livros gastaria mais de R$ 3.500”.
A Edufes se prepara, ainda neste mês, para dois lançamentos: as obras premiadas no V Prêmio Ufes de Literatura e o livro 70 anos da Ufes na cápsula do tempo: 1954-2024, que reúne 70 trabalhos do público, entre imagens e textos, que ajudam a contar a história da Universidade. Os trabalhos foram selecionados por meio de concurso realizado no fim de 2023. O lançamento das obras acontecerá no dia 22 de novembro, às 17 horas, no Teatro Universitário.
Foto: Leandro Reis