O projeto Tabuleiro de Xadrez do Espírito Santo, desenvolvido pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte (Leena/Ufes), é destaque na segunda edição do Conexão Ciência: Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é realizado nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26, na Cidade da Inovação, localizada em Jardim da Penha (onde funcionavam os antigos Galpões IBC). O evento é aberto ao público e acontece das 9 às 21 horas.
Projeto fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Tabuleiro está em exposição no estande da Fundação e consiste na substituição das peças tradicionais do jogo por miniaturas de monumentos do estado, em uma estratégia educacional lúdica para promover história, memória e identidade capixabas. O Tabuleiro foi desenvolvido pela equipe do Leena, sob a coordenação do professor do Departamento de Artes Visuais José Cirillo, a partir de trabalhos executados nas impressoras tridimensionais do laboratório.
O jogo, além de todos os benefícios já conhecidos à medida que estabelece uma perspectiva de raciocínio lógico e muitas vezes aprofundado, se propõe a fazer uma ligação mais afetiva entre esses dois atores, crianças e monumentos.
“Nessa iniciativa, a meu ver revolucionária, o Leena ousa retirar os monumentos públicos do Estado do Espírito Santo do alto dos pedestais em que sempre estiveram e entregar para as crianças capixabas. Com isso, esperamos despertar esse sentimento de pertencimento, assim como a aproximação de nossos jovens e crianças com sua própria história”, afirma Cirillo.
Xadrez com o público
Uma novidade do projeto no evento será a possibilidade de “duelos” entre enxadristas de todo o estado. Desde jogadores experientes até os iniciantes, todos terão a oportunidade de participar dessa interação. Além disso, pesquisadores do Leena estarão produzindo peças ao vivo em uma impressora 3D.
“A participação da população interagindo com o Tabuleiro de Xadrez do Espírito Santo é, em última instância, a concretização de um sonho que começou há 25 anos, que é desenvolver pesquisas e projetos de qualidade que pudessem, de alguma forma, interferir de forma benéfica na vida das pessoas”, destaca o professor.
Ações inovadoras
O Conexão Ciência reúne especialistas, pesquisadores, gestores públicos e a sociedade em geral para discutir e apresentar ações inovadoras em desenvolvimento no Estado, com ênfase no tema Cidades Inteligentes.
A programação inclui exposições, palestras e debates sobre pesquisas, estudos e diagnósticos que estão impulsionando o avanço tecnológico no Espírito Santo.
Foto: Leena/Ufes