Pesquisadores, produtores e estudantes de todo o Espírito Santo movimentam o campus de São Mateus nos dias 28 e 29 de novembro deste ano, quando serão realizados o 2º Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea canephora e o 13º Simpósio do Produtor de Conilon, respectivamente.
Para participar dos eventos, as pessoas interessadas podem se inscrever quinta-feira, dia 28, por meio deste formulário e levar 2 quilogramas de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de caridade no momento do credenciamento. Haverá emissão de certificados para estudantes e servidores técnico-administrativos. Os participantes também terão direito a um livro dos simpósios.
Organizados pela Ufes e pela Empresa Júnior de Agronomia (Projagro), em parceria com a Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (Seea) e com o Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon (Nepecc), os simpósios apresentam as últimas inovações e estudos sobre o cultivo do café, por meio de relatos de experiências de especialistas, debates e exposições de trabalhos científicos.
“Serão dias muito bacanas, durante os quais a Ufes recebe agricultores e estudantes de várias cidades e instituições. Temos ônibus confirmados de Alegre, Montanhas e Nova Venécia”, afirma o professor Fábio Partelli, coordenador-geral dos eventos. Os simpósios acontecem logo após a divulgação de um levantamento que apontou a Ufes como instituição que mais publicou artigos científicos no mundo sobre a cultura do café conilon/robusta (Coffea canephora) entre os anos de 2012 e 2024, e a quarta quando se refere ao café de modo geral (conilon e arábica).
Inteligência artificial
Tradicional no calendário do campus de São Mateus, o Simpósio do Produtor de Conilon chega à sua 13ª edição abordando um tema bastante atual: Inteligência artificial e manejo sustentável. Para o professor, as discussões em torno do assunto devem indicar as melhores práticas e ferramentas para potencializar a produção no setor cafeeiro.
“A inteligência artificial tem dado uma enorme contribuição em vários setores da cafeicultura. Neste ano, estamos trazendo o professor Alberto Ferreira [coordenador do projeto do carro autônomo da Ufes, batizado de Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile)], um dos maiores especialistas do País em inteligência artificial. O importante é levarmos conhecimento para a sociedade e abrir as portas da Universidade para a comunidade em geral”, afirma Partelli.
A programação completa, a lista de trabalhos que serão publicados e mais informações sobre os simpósios estão disponíveis na página do Nepecc.