O Teatro Universitário recebe neste sábado, 7, um espetáculo que mistura arte, moda e política. A partir das 17h, Um Show de Estética Kiki Ball apresenta a cultura ballroom em uma programação que reúne desfiles, dança e música. O evento é gratuito e aberto ao público.
Organizado pelo projeto de extensão Ballroom na Ufes, o espetáculo não só entretém a plateia como oferece a chance do público competir: o show terá um júri que avaliará as performances das pessoas inscritas, que podem se candidatar em diversas categorias no início do evento. A condição é usar roupas nas cores prata e preta. No fim, haverá uma premiação artística, segundo uma das coordenadoras do projeto, Erineusa da Silva, que divide a iniciativa com Ileana Wenetz – ambas do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).
“Queremos divulgar a cultura ballroom na comunidade capixaba, além de propiciar experiências relativas a ela na comunidade transvestigêneres”, afirma a professora. O evento é realizado ao fim de cada período acadêmico, apresentando a cultura de diversidade sexual, de gênero e de raça, nascida na comunidade LGBTQIAP+ dos Estados Unidos, nos anos 1960. No palco, a competição diverte o público e celebra a liberdade de “corpos marginalizados, que raramente são vistos como forma de potência social e cultural para instituições governamentais ou privadas”, segundo a professora.
“É importante criar espaços para estudantes transvestigêneres se constituírem como uma comunidade de trocas e de constituição de novas experiências, e simultaneamente criar espaços de articulação com a comunidade ballroom externa à Ufes”, afirma.
Projeto
Criado em 2019, o projeto Ballroom na Ufes se desenvolve em parceria com os coletivos Casa de Boneketys e Espírito Kunty, também engajados na difusão da cultura ballroom, e é vinculado ao Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Gêneros e Sexualidades (Nupeges), do Departamento de Ginástica. A iniciativa conta com estudantes de Serviço Social, Artes Plásticas e Ciências Sociais.
O evento tem apoio da Casa de Boneketys, do Espírito Kunty, do Nupeges, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do CEFD. Mais informações sobre o espetáculo estão disponíveis na página do Instagram do projeto.