Filmes produzidos por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider Lucas, de Vitória, serão exibidos na tela do Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 12, a partir das 10 horas. Os curta-metragens resultam de oficinas realizadas pelo Programa Imagens em Movimento (PIM), que atende escolas públicas de vários estados brasileiros. A sessão tem entrada gratuita.
Fundado em 2011, o PIM organiza as oficinas no contraturno escolar, quando os estudantes não têm aulas regulares. Segundo a idealizadora do programa, Ana Dillon, a realização do projeto em Vitória ajuda a fortalecer uma rede de intercâmbio cultural a partir das novas realidades retratadas pelos estudantes locais.
“Os filmes realizados pelos alunos espelham as matrizes culturais de cada região, além dos contextos socioculturais e das experiências sensíveis vividas pelos jovens de cada lugar, e isso é maravilhoso de se ver”, afirma.
Iniciativa criada pela ONG Raiar, o PIM tem como parceira a rede Cinema, Cem Anos de Juventude, que reúne organizações de 15 países e promove encontros entre os jovens envolvidos nas atividades. Desde 2011, o projeto beneficiou 2.730 estudantes e 220 educadores, produzindo mais de 220 filmes.
Foto: Divulgação