Cine Metrópolis retorna do feriado com estreia de longa do diretor Bruce LaBruce e programação com filmes nacionais

06/03/2025 - 12:34  •  Atualizado 06/03/2025 14:23
Texto: Com informações do Cine Metrópolis     Edição: Thereza Marinho
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Cena de O Intruso, na qual os personagens estão em torno de uma mesa onde há velas iluminando a sala escura

Após o feriado de Carnaval, o Cine Metrópolis retorna nesta quinta-feira, 6, com a estreia de O Intruso, novo longa do canadense Bruce LaBruce, referência do cinema queer contemporâneo. Inspirado no clássico Teorema, de Pier Paolo Pasolini, o filme de LaBruce utiliza elementos subversivos para criticar as políticas de imigração na Grã-Bretanha.

Premiado no 32° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade em 2024, o diretor canadense é conhecido por explorar temas como sexualidade, identidade e normas sociais em suas obras, marcadas pelo erotismo e por uma estética de influência punk. Alguns de seus filmes mais celebrados são No Skin Off My Ass, de 1991, e The Raspberry Reich, de 2004.

Em O Intruso, LaBruce volta a desafiar as convenções. Na trama, um refugiado surge nu dentro de uma mala no rio Tâmisa. Convidado por membros de uma família de classe alta a viver como funcionário na casa onde residem, ele passa a seduzi-los, um a um, abalando suas certezas. Com cenas de sexo, o filme é indicado apenas para maiores de 18 anos.

Continuação

Em exibição desde o fim de fevereiro, os filmes nacionais Aos Pedaços, de Ruy Guerra, e o documentário Os 80 Gigantes, de Joana Nin, seguem em cartaz até a próxima quarta-feira, 12.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 6 a 12 de março:

O Intruso, de Bruce LaBruce (Reino Unido, 2025)

Um refugiado misterioso surge nu dentro de uma mala às margens do rio Tâmisa, apresentando-se como um enigmático forasteiro. Acolhido por uma tradicional família burguesa de classe alta, ele passa a viver na casa como funcionário. Sua presença, no entanto, desenrola uma série de encontros íntimos e transformadores com cada membro da família, abalando as convenções sociais e emocionais que sustentam suas vidas. Não recomendado para menores de 18 anos.

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Cena de Os 80 Gigantes, onde há vários elementos cênicos sobre um palco de teatro

Os 80 Gigantes, de Joana Nin (Brasil, 2025)

O documentário acompanha a história da companhia de teatro Cia. dos Ventos, que tenta se reinventar após o seu mundo fantástico, construído em parceria com a comunidade, desmoronar diante de uma grave crise. 

Aos Pedaços, de Ruy Guerra (Brasil, 2020)

Eurico vive de viagem entre casas idênticas, uma construída no deserto, outra numa praia tropical. Em cada casa mora uma de suas esposas, Ana e Anna. Nesse labirinto de espaços iguais, ele recebe a perturbadora visita de Eleno.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

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