Enquete 'A Ufes que queremos' vai até a próxima sexta-feira, 13. Participe!

10/11/2020 - 18:05  •  Atualizado 12/11/2020 17:05

A comunidade universitária tem até a próxima sexta-feira, 13, para participar da enquete A Ufes que queremos (clique aqui). A pesquisa está recolhendo contribuições para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que terá validade para o período 2021/2030. Podem participar os professores, os servidores técnico-administrativos e os estudantes matriculados e egressos dos últimos cinco anos, com autenticação por meio de login e senha únicos. Na aferição realizada no dia 6 de novembro, cerca de 5 mil pessoas já haviam enviado suas respostas com sugestões ao PDI.

São 35 questões apresentadas na enquete – sete desafios para a Ufes em cinco áreas –, sendo que o participante pode responder a todas ou escolher aquelas de seu interesse. Na pesquisa, o participante sugere os objetivos que devem ser desenvolvidos pela Ufes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão, e as sugestões serão incorporadas ao PDI. Os desafios institucionais definidos para o futuro abrangem as esferas de infraestrutura e acessibilidade, ações afirmativas, inovação e responsabilidade social, promoção de saúde, desenvolvimento e valorização das pessoas, internacionalização, sustentabilidade ambiental e econômico-financeira, e imagem institucional.

“É importante destacar que o PDI está sendo construído para o período de dez anos, e que, quanto maior o envolvimento da comunidade universitária, teremos um documento com mais aderência aos anseios de todos, definindo objetivos reais para o desenvolvimento da Ufes, a partir da perspectiva apontada”, ressalta o professor Rogério Faleiros, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador do comitê central do PDI, que é presidido pelo reitor Paulo Vargas.

Comissões temáticas

De acordo com Faleiros, também estão sendo desenvolvidas diferentes ações nas quatro comissões temáticas que debatem as questões relacionadas às políticas acadêmicas, à avaliação e ao desenvolvimento institucional, às políticas de gestão e à infraestrutura. As reuniões setoriais foram realizadas pelo comitê executivo do PDI em todos os centros de ensino, nos quatro campi da Ufes.

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação e deve estar validado e aprovado até 31 de dezembro deste ano. O Plano 2015/2019 teve a vigência prorrogada até o fim de 2020, devido à COVID-19. O pró-reitor Rogério Faleiros observa que a missão proposta para esta década é a de garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção e promoção de avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e inovação, e com a promoção de direitos e de inclusão social.

Texto: Luiz Vital