Conselho Universitário aprova prorrogação do prazo para a finalização do PDI

23/12/2020 - 21:31  •  Atualizado 28/12/2020 18:52

Atendendo a uma proposta apresentada pelo reitor Paulo Vargas, o Conselho Universitário (CUn) aprovou, em sessão realizada nesta quarta-feira, 23, prorrogar o prazo para a finalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período 2021-2030. Antes previsto para ser concluído neste mês de dezembro, o prazo foi estendido para 31 de março do próximo ano. O reitor argumentou as dificuldades de agendamentos com os representantes da sociedade neste período, considerando diferentes circunstâncias, e que as reuniões são realizadas em formato virtual.

O reitor apontou ainda que estão ocorrendo processos de transição na gestão das prefeituras, além de ser um período de férias e de fechamento de balanços, o que dificulta a agenda com o poder público, e também com representantes de entidades empresariais e de trabalhadores, entre outras organizações. “A participação da sociedade na construção do PDI da Ufes para esta década é fundamental, e precisamos encontrar o melhor momento para consolidar esse diálogo”, destacou o reitor, que preside o comitê central do PDI, coordenado pelo professor Rogério Naques Faleiros, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Segundo Faleiros, com a aprovação da prorrogação pelo CUn, a Ufes poderá ampliar o período de consultas por e-mail e aplicativo de mensagens instantâneas, direcionados aos movimentos sociais e demais entidades representativas da sociedade. O reitor Paulo Vargas, por sua vez, adiantou a proposta de submeter o texto do PDI para consulta pública, antes de ser finalizado e apresentado ao CUn. “É uma forma de ampliar ainda mais os canais de participação popular na construção deste documento, que é muito importante para o futuro da Universidade”, ponderou o reitor.

Mais informações sobre o PDI, como missão, visão e valores definidos para a Ufes, estão disponíveis no blog https://blog.ufes.br/pdi2020-2030/ e no site https://pdi.ufes.br/.

Texto: Luiz Vital