Segunda edição dos Cadernos de Astronomia destaca o lado obscuro do universo

09/02/2021 - 17:15  •  Atualizado 11/02/2021 20:59

A Matéria escura, o lado obscuro do universo é o destaque do segundo número da revista Cadernos de Astronomia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes). Veja a revista anexada abaixo.

De acordo com a Cosmologia, a matéria escura é a "cola" invisível que mantém as estrelas unidas dentro de uma galáxia, e compõe a maior parte da massa do Universo, além de dar o suporte necessário para que as galáxias formem aglomerados. Ela não emite, absorve ou reflete luz e nem interage com outras partículas conhecidas e, por isso, sua presença só é conhecida por meio de sua atração gravitacional sobre a matéria visível no espaço. A matéria escura é considera pelos estudiosos um dos mais importantes desafios científicos da atualidade.

Os artigos publicados neste segundo número dos Cadernos de Astronomia relatam as diferentes evidências astrofísicas e cosmológicas que corroboram para a existência de uma matéria escura, bem como as propostas para explicá-la e as tentativas de detecção direta.

“O leitor também encontrará nessa edição o interessante debate sobre a existência ou não de galáxias como ‘universos-ilha’ no início do século XX, a emergência do conceito de buraco negro e a descrição de alguns dos principais problemas atuais em cosmologia”, explica o professor do Departamento de Física da Ufes e coordenador do Núcleo Cosmo-Ufes, Júlio César Fabris.

“Também terá a oportunidade de debater a hipótese da 'luz cansada' para explicar a expansão do universo, discutir os problemas mais específicos de ensino e pesquisa em Astronomia e Física, e a importância da criação do Museu da Amazônia para a comunidade brasileira em geral”, conclui Fabris, que também é um dos editores da revista.

Outros temas

Nesse número, também são abordados, em uma linguagem acessível, temas como a rotação das galáxias, matéria escura e as estruturas cósmicas, sistemas solar, via láctea, buracos negros, Big Bang, estudo espectroscópico, ondas gravitacionais, astroquímica, formação docente e as concepções dos estudantes no âmbito da Astronomia, e a Mostra de Astronomia do Espírito Santo.

O professor Fabris ressalta que o periódico tem o objetivo de tornar mais acessível a um amplo público o conhecimento científico relacionado a Astronomia, Cosmologia, Gravitação e ciências correlatas em seus diversos aspectos.

Outro ponto destacado pelo professor é a grande demanda que vem crescendo da necessidade de uma maior aproximação entre as instituições de ensino superior e de pesquisa com o público não acadêmico e com os ensinos fundamental e médio. “Esta revista veicula artigos sobre Astronomia e Física destinados a todos os interessados nessas áreas do conhecimento. São publicados artigos de divulgação científica, assim como de caráter acadêmico e científico. Ela visa, além do público universitário, aos estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio e, de uma forma geral, todos os interessados nesses temas”, explica.

Contribuições

A revista, que tem periodicidade semestral, está aberta a contribuições de todos que se interessam, de diferentes formas, por Astronomia e Física. Os materiais enviados para publicação serão submetidos e avaliados por profissionais que atuam na área. Informações sobre como participar das próximas edições estão disponíveis nos endereços eletrônicos ppgcosmo.cosmo-ufes.org e www.cosmologia.ufes.br.

Texto: Jorge Medina