Além da pesquisa, agora a extensão também contará com o apoio permanente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Foi publicada no site da Fundação a Resolução 289 do Conselho Científico-Administrativo (CCAF), que regulamenta normas, condições e critérios para apoio financeiro a programas e projetos de extensão vinculados a instituições capixabas de ensino superior ou de pesquisa.
O Programa de Extensão da Fapes cria um núcleo regular de apoio continuado a atividades de extensão acadêmica, substituindo as ações pontuais que a Fundação realizou em anos anteriores. A resolução traz as linhas gerais dos requisitos dos projetos, de submissão das propostas, da formação das equipes e das obrigações das partes, entre outros itens.
“O tripé ensino-pesquisa-extensão está completamente ligado: inovação e pesquisa formam as bases da extensão, mas, dentro da extensão, também se faz inovação e pesquisa. Portanto, não há como dissociá-los. A extensão possui um papel muito importante, que é tornar o resultado desse tripé muito mais visível à sociedade”, explica o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.
Segundo o diretor, estão previstos para serem lançados dois editais ainda em 2021, os quais serão elaborados em diálogo com a comunidade, sendo um voltado para os núcleos de extensão e outro específico para projetos extensionistas.
Para o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto, esse olhar sobre a extensão fortalecerá os projetos que dialogam com a sociedade. “A Universidade recebe esta notícia com grande contentamento, pois atravessamos um momento de cortes orçamentários, e o apoio da Fapes garantirá o funcionamento de diversas ações extensionistas, tão importantes para a qualificação de nossos estudantes e para a manutenção de projetos que dialogam com o público extra-muros”, ressalta.
Mais informações sobre o Programa de Extensão estão disponíveis no site da Fapes. Para conhecer os projetos de extensão da Ufes, acesse o site da Proex e acompanhe as publicações no portal da Universidade e nas mídias sociais.
Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho