Geomática: projeto divulga inovações na área de geografia e tecnologia

29/11/2021 - 14:32  •  Atualizado 30/11/2021 17:15

Com a profusão de dados obtidos a partir de meios técnicos, como drones e satélites, há uma quase infinidade de formas de se produzir informação sobre o que ocorre no globo terrestre. A fim de dar um panorama sobre o que acontece de mais relevante no campo da geotecnologia, foi criado o portal Mundo da Geomática.

Em andamento há mais de 10 anos, o projeto conta com um grande acervo de pesquisas na área de geotecnologia, que é definida como a ciência dos meios aplicada aos dados espaciais. São mais de 20 livros publicados, aplicativos, aulas e apostilas, artigos científicos e diversos cursos e videoaulas. A iniciativa é do professor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), no campus de Alegre, Alexandre Santos, com o apoio de colaboradores, incluindo estudantes do Centro.

O Mundo da Geomática apresenta técnicas de mapeamento político, social, ambiental, epidemiológico, entre outras. O objetivo do projeto é “divulgar, sempre de forma gratuita, conteúdos relacionados à geotecnologia, dentro de uma perspectiva multidisciplinar”, destaca o professor.

No total, o projeto conta com 331 videoaulas e 13 cursos. A próxima capacitação a ser oferecida trará uma introdução ao sistema QGIS, com 93 videoaulas gratuitas. Também está planejada a continuidade do curso Risco de incêndios florestais no QGIS, com 20 videoaulas. Os cursos também podem ser acompanhados no canal do YouTube e no Instagram do projeto.

Para saber mais, acesse mundogeomática.com.br.

Texto: Vinícius Fontana