Gestão e Orçamento; Pesquisa, Ensino e Extensão; Avaliação Institucional e Infraestrutura; e Assistência e Pessoa. Esses foram os quatro painéis apresentados durante o Seminário de Capacitação em Power BI, realizado para gestores da Ufes nesta terça-feira, 7. O evento representa a primeira etapa do projeto experimental, coordenado pela Vice-Reitoria e pela Assessoria de Políticas de Gestão, que utiliza a ferramenta Power BI para coletar, organizar e analisar dados visando à elaboração de relatórios e indicadores de desempenho.
O seminário aconteceu no auditório da Biblioteca Central da Ufes e contou com as presenças do reitor Paulo Vargas, do vice-reitor Roney Pignaton e de pró-reitores, assessores, gestores, professores e servidores. A abertura foi realizada pela assessora de Políticas de Gestão da Universidade, Patrícia Cardoso, que ressaltou a importância da ferramenta Power BI e do treinamento que os servidores da instituição estão recebendo para utilizar a nova tecnologia.
Nesta primeira etapa, 21 servidores de 11 unidades de gestão da Ufes participaram das apresentações, todas alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes. Os servidores foram treinados pelo especialista em informação e desenvolvimento de sistemas da HM Treinamento e Consultoria Hubner Miranda.
“O objetivo da Power BI, que é uma ferramenta de gestão, é produzir relatórios e análises com o objetivo de compreender melhor uma gestão. Transformando dados em informação e informação em conhecimento. A intenção deste treinamento é facilitar a integração das bases de dados de toda a Universidade, melhorar o acesso e o compartilhamento das informações institucionais”, explica Miranda. Ele acrescenta ainda que o seminário representa uma experiência piloto na Ufes de como utilizar a Power BI, uma ferramenta que fornece uma gama de serviços que, juntos, transformam dados não relacionados em informações coerentes e confiáveis.
Transparência
O vice-reitor Roney Pignaton ressaltou a importância do seminário, da ferramenta e da necessidade de normalizar e padronizar as informações institucionais. “Temos que encontrar um ponto único de mostrar a informação para todos, para não corrermos o risco de divulgar dados que não condizem com a realidade ou que maquiam a verdade ou, ainda, de sermos acusados que estamos escondendo alguma informação".
Pignaton enfatizou também o potencial do treinamento de mostrar a importância da divulgação de informações institucionais à sociedade. "Há uma demanda muito grande, tanto da comunidade interna quanto externa, para que a Universidade seja mais transparente em suas ações. Nossa meta tem que ser a transparência. Temos que abrir e divulgar os dados e as informações da Universidade para toda a comunidade”, concluiu.
O reitor Paulo Vargas elogiou os trabalhos apresentados durante o seminário: “Fiquei encantado com os trabalhos apresentados, foram de alto nível, e admirado com a possibilidade que temos de operar as informações por meio dessa ferramenta que foi apresentada. Podemos construir demonstrativos de dados e informações sobre a Universidade que são fundamentais para a gestão e para a transparência institucional. São ações que vão melhorar a comunicação da Ufes com a sociedade em geral".
“Se operarmos as ações desenvolvidas na Universidade de uma maneira integrada com vários setores administrativos, podemos construir uma base de dados com informações ainda mais confiáveis e atualizadas, e disponibilizá-las para a sociedade. Não temos dúvidas que a informação é fundamental para o processo de decisão e para o processo de trabalho que definimos como essenciais e importantes para o desenvolvimento da nossa instituição”, finalizou o reitor.
Painéis
No painel Gestão e Orçamento, foram apresentadas informações sobre governança, transparência, Ouvidoria e Comissão Própria de Avaliação (CPA). No Pesquisa, Ensino e Extensão, foram abordados temas como a participação e o percentual de estudantes nas ações de extensão, o panorama e o perfil dos estudantes na pesquisa, os alunos cotistas, os estudantes assistidos pelos programas de assistência, a taxa de preenchimento de vagas, de conclusão de curso, de evasão, de diplomados, de retenção e o tempo médio de conclusão de curso.
Já no painel Avaliação Institucional e Infraestrutura, foram divulgados os Conceitos Preliminares de Curso (CPC), o comparativo do CPC dos cursos da Ufes com os de outras instituições de ensino superior, o comparativo da avaliação de infraestrutura do CPC com as manutenções realizadas nos centros de ensino e nos campi da Ufes. No último painel apresentado, Assistência e Pessoa, o foco ficou centrado nos auxílios oferecidos pela Ufes, no perfil e no número de alunos assistidos, nos valores dos benefícios, nos tipos de auxílios e por faixa etária, nos cursos que mais recebem e nos que menos recebem ajuda.
Texto e fotos: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho