Pesquisadores da Ufes conquistam 62 bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq

21/12/2021 - 16:56  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

Professores da Ufes conquistaram 62 Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no edital preliminar 04/2021, divulgado neste mês de dezembro. São 47 bolsas nível 2 e 15 nível 1, o mais alto no escalonamento do CNPq. Esse número indica um aumento sólido de bolsistas em produtividade da Ufes.

“Observamos a tendência de crescimento que a Universidade vem obtendo nos últimos anos, não só no quantitativo, mas também com cada vez mais pesquisadores sendo promovidos para o nível 1. Isso demonstra a competência dos nossos pesquisadores, assim como o apoio institucional à pesquisa e pós-graduação da Ufes”, afirmou Valdemar Lacerda Jr., pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG-Ufes).

Os números definitivos do quantitativo de bolsistas em atividade na Ufes serão conhecidos em março, quando acontece o fechamento das pesquisas em fase de conclusão e começam a ser pagas as novas bolsas.

Evolução

Ano a ano, a Ufes vem acumulando resultados positivos em relação aos bolsistas. O último levantamento, realizado em março de 2021, revelou que, em 12 anos, a Ufes teve 214% de aumento no número de bolsistas em produtividade nível 1 do CNPq.

“Isso é fruto de muito trabalho e dedicação dos professores/pesquisadores, da atuação formidável dos alunos, tanto da iniciação científica quanto da pós-graduação, e do apoio importante dos nossos técnicos”, comemorou Fábio Partelli, diretor de Pesquisa da PRPPG.

Ele lembrou que os resultados são obtidos com o apoio da Universidade, na forma de reembolso de taxas de publicação e de tradução de artigos, editais de manutenção de equipamento e outras ações. “Também contamos com parcerias de outras instituições no Brasil e no exterior, e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da iniciativa privada”, afirmou.

Texto: Sueli de Freitas