Inscrições abertas para mobilidade internacional em universidades de língua portuguesa

18/04/2022 - 15:50  •  Atualizado 20/04/2022 16:20

Estudantes de graduação e de mestrado da Ufes interessados em participar do Programa de Mobilidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) têm até o dia 1º de maio para fazer inscrição no site do programa. Mas antes é preciso fazer a pré-inscrição por meio do link disponibilizado pela Secretaria de Relações Internacionais da Ufes (SRI). Essa pré-inscrição é indispensável para a Divisão de Mobilidade para o Exterior da SRI registrar e acompanhar as candidaturas.

Para participar do programa, é preciso ter cursado o mínimo de 25% da carga horária do curso na Ufes até o início das atividades fora do Brasil. Além disso, é preciso ter disciplinas/créditos a cumprir após o término do intercâmbio.

Inscrição

Após realizar a pré-inscrição, o estudante deverá se inscrever diretamente no site do programa, apresentando certificado de escolaridade (histórico do ensino médio ou diploma de graduação); comprovante de matrícula no curso atual, com a indicação de todas as disciplinas que constituem a graduação ou mestrado; e carta de motivação em português.

Países

O Programa de Mobilidade da AULP abrange o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau (RAEM, China). A AULP atua como mediadora da relação estudante-instituição e facilita a cooperação interuniversitária.

Os estudantes podem submeter uma candidatura por semestre, podendo indicar até três instituições de ensino superior de seu interesse, por ordem de preferência. Cabem às instituições estrangeiras a seleção e a aprovação dos candidatos.

Os admitidos no programa têm isenção de mensalidades, alimentação e alojamento em residência universitária (ou apoio equivalente), conforme disponibilidade da instituição.

Texto: Sueli de Freitas