Ufes recebe novos estudantes estrangeiros

20/04/2022 - 16:16  •  Atualizado 26/04/2022 11:03

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes recepcionou na manhã desta quarta-feira, 20, nove novos estudantes estrangeiros, provenientes de Benin, Gabão, Guiné Bissau, Haiti e Honduras. Os novos ingressantes estão matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia da Computação, Farmácia, Jornalismo, Medicina, Nutrição e Política Social (pós-graduação). Atualmente a Ufes tem 70 estudantes estrangeiros oriundos de vários países.

A solenidade foi realizada na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e teve o objetivo de dar as boas-vindas e apresentar aos novos estudantes a estrutura da Universidade. A abertura foi realizada pelo chefe da Divisão de Mobilidade da SRI, Thiago do Prado, que falou sobre as estruturas administrativa e acadêmica da Ufes, informando sobre o funcionamento dos serviços e dos setores da instituição, como a própria SRI, bibliotecas, restaurantes, aplicativo Alerta Ufes, bolsas de estudo, cursos de português para estrangeiros e o Plano de Biossegurança da Ufes para prevenção à covid-19.

Os estudantes também receberam orientações sobre conta bancária, transporte, passe escolar, Polícia Federal, documentos, matrícula, cadastro de pessoa física e segurança, além de informações sobre a cidade de Vitória.

Outro ponto abordado foi o programa Anjo da Ufes, que auxilia os estudantes estrangeiros a se familiarizarem com a rotina da Universidade e com os serviços disponíveis nos municípios onde a Ufes possui campus, bem como com a cultura local. Os anjos, que são estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos, também ajudam com orientações sobre restaurantes, transportes e moradia.

Assistência

Durante a recepção, a assistente social Juliany Rodrigues, da Diretoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), explicou as políticas da Universidade voltadas para a assistência estudantil, como auxílios, acessibilidade e ações afirmativas.

Outro ponto destacado pela assistente social foram os editais que estão abertos para os estudantes que queiram se cadastrar no Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes). Atualmente, por meio do Proaes, são oferecidos cinco tipos de auxílios: alimentação, moradia, transporte, material de consumo e empréstimo estendido de livros.

A recepção de boas-vindas aos estudantes estrangeiros contou com a presença do secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite; da secretária executiva da SRI, Lisiane Rodrigues; do administrador da Divisão de Mobilidade, Frederico Rigoni; do chefe da Divisão de Idiomas, Alexsandro Meireles; e de demais profissionais da SRI.

Internacionalização

A SRI é o setor da Ufes responsável por formular a política de internacionalização da Universidade e promover a sua atuação internacional. Dentre as suas atribuições, estão o de induzir e consolidar a internacionalização como estratégia de crescimento institucional e de qualificação das atividades acadêmicas; assessorar as diversas unidades acadêmicas da instituição na implementação da cooperação internacional; apoiar docentes, pesquisadores e alunos de instituições estrangeiras em atividades na Ufes; e promover ativamente ações com o objetivo de dar maior visibilidade à Ufes no cenário internacional.

Texto e fotos: Jorge Medina