Oficinas e espetáculos agitam o final de semana no Festival de Danças Populares

27/05/2022 - 12:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

As apresentações dos grupos que participam do I Festival de Danças Populares de Vitória/ES já movimentaram o campus de Goiabeiras nesta quinta-feira, 26, com muita música e cortejo pelo campus (foto). Além disso, a partir desta sexta, 27, a programação contará também com oficinas ministradas pelos grupos participantes.

Pessoas interessadas em participar ainda podem se inscrever por meio do link disponível no perfil @festivalvix no Instagram, onde também é possível encontrar toda a programação do Festival.

Nesta sexta-feira, as oficinas começam às 13 horas e serão realizadas nas salas do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Já no sábado, 28, no mesmo local, as oficinas serão ministradas a partir das 9 horas.

Em paralelo, as apresentações artísticas na tenda montada no estacionamento ao lado do Teatro Universitário seguem às 14 e às 19 horas nesta sexta, e às 19 horas no sábado. Já no domingo, último dia do evento, os espetáculos de dança serão na Concha Acústica do Parque Moscoso, no Centro de Vitória, a partir das 9 horas.

Abertura

O I Festival de Danças Populares de Vitória/ES é organizado pela Associação Cultural Andora – companhia de dança criada a partir do projeto de extensão e pesquisa Grupo Andora, do CEFD, em parceria com a Secretaria de Cultura da Ufes e o apoio do Instituto Cultural Vale.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite de quinta-feira com a presença do vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; da professora Zenólia Figueiredo, representando a direção do CEFD; do diretor de Gestão de Extensão, professor Athelson Bittencourt; do secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges; do coordenador do projeto de extensão, professor Antônio Carlos Moraes; e da gestora da Associação Cultural Andora, Laís Loyola. Todos saudaram os participantes e destacaram a importância do festival para o fortalecimento da cultura popular e divulgação das ações de extensão da Universidade. Eles também foram presenteados como uma escultura produzida pela artista Marília, em homenagem ao festival (foto).

“A realização deste primeiro festival cumpre uma das permanentes atividades da nossa Universidade, que é de produzir e fomentar a cultura em nosso estado. A Ufes, como espaço de diversidade, sente-se honrada em receber um festival que é a pura expressão da diversidade das artes brasileiras. É papel de todos, especialmente da nossa Universidade, garantir que essas manifestações cheguem a todos, especialmente aos mais jovens, como alternativa a esse processo de mercantilização da arte e da cultura que experimentamos atualmente. Estou certo de que esta primeira edição do festival mantém significativa representatividade para a nossa Universidade, para a cultura popular e para a sociedade capixaba”, afirmou o vice-reitor.

Todas as atividades do Festival são gratuitas e abertas à população. A programação conta com apresentações de danças como congo e jongo, e de outras manifestações folclóricas da cultura popular brasileira e capixaba. Participam do festival grupos de dança da Paraíba, de Minas Gerais e do interior do Espírito Santo, além de um grupo de Buenos Aires (Argentina) e de Córdoba (Colômbia).

Texto e foto: Thereza Marinho