Tomam posse os novos diretores do CCJE

24/06/2022 - 17:30  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
Compartilhe

Os professores Hélio Zanquetto Filho e Marco Antônio Olsen tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 24, como diretor e vice-diretor, respectivamente, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), para o quadriênio 2022-2026. A solenidade ocorreu na sala de reuniões do centro de ensino e foi presidida pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda. Na foto, o vice-diretor Marco Antônio Olsen, o reitor Paulo Vargas e o diretor Hélio Zanquetto Filho.

A pesquisa eleitoral para escolha da nova diretoria do CCJE aconteceu no dia 9 de junho por meio de votação eletrônica e obedeceu à proporcionalidade de 1/3 entre os segmentos dos docentes, técnicos-administrativos e discentes.

Os professores eleitos afirmaram que a nova gestão estará atenta às mudanças e às novas demandas do ambiente acadêmico, além de contribuir, coletivamente, com as adaptações necessárias à nova realidade, após um período crítico de pandemia.

“Vamos fazer muita caminhada com a Administração Central, vamos ter uma gestão de trocas. Quero contar com o apoio de todos, da Reitoria, das pró-reitorias e de toda a equipe. Com certeza, estamos empenhados em um objetivo comum, que é o de trabalhar para a nossa Universidade, buscando sempre os melhores caminhos e soluções para conduzir a nossa instituição de forma responsável e comprometida com a sociedade. No que eu puder ajudar, não medirei reforços, e no que a Ufes precisar, estaremos sempre dispostos”, enfatizou o novo diretor.

Para o professor Marco Antônio Olsen, que exerceu o mesmo cargo de vice-diretor no mandato anterior, há um grande desafio pela frente. “Tivemos um aprendizado muito grande durante o período de pandemia. Agora, espero contribuir da melhor forma possível para uma administração responsável e comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão. Usarei a minha obrigação funcional e o meu coração para que a Ufes continue sendo uma instituição séria, respeitada e responsável. Estamos preparados para novos desafios”, ressaltou.

O reitor Paulo Vargas desejou sucesso aos novos diretores e enfatizou que a Reitoria e toda a sua equipe estão disponíveis para apoiar a nova gestão naquilo que for necessário. “Pode contar conosco, com o Gabinete, com os pró-reitores e com toda a equipe para conduzirem a gestão da melhor forma possível”, disse.

Na oportunidade, o reitor ressaltou a atuação da professora Cenira Oliveira durante a gestão anterior do CCJE. “Temos que agradecer a professora Cenira pelo trabalho gerenciado, principalmente no meio de uma pandemia. Ela cumpriu sua gestão com brilhantismo. Enfrentou situações adversas e, ao mesmo tempo, nos deu vários caminhos em questões importantes nesse contexto tão complicado de fazer gestão. Cenira esteve sempre parceira, ajudando e contribuindo com ideias, principalmente junto aos outros diretores de centros de ensino no Conselho Universitário, atuando de forma sensata, ponderada e responsável”, afirmou.

O vice-reitor Roney Pignaton reforçou a fala do reitor, destacou o desafio que as universidades públicas estão enfrentando e se colocou à disposição do CCJE, desejando sorte para os novos gestores.

Na foto, a pró-reitora Josiana Binda; a ex-diretora Cenira Oliveira; o vice-diretor Marco Antônio Olsen; o reitor Paulo Vargas; o diretor Hélio Zanquetto Filho; e o vice-reitor Roney Pignaton.

Planos e propostas

O plano de trabalho da nova gestão inclui pontos como: o compromisso com a formação acadêmica dos alunos; a manutenção do caráter democrático e transparente das decisões da direção do centro; o respeito às representações estudantis e às diversidades de opiniões e visões de mundo; compromisso e respeito aos princípios da eficiência e da razoabilidade nos serviços prestados aos públicos interno e externo; manutenção de boas relações do centro com as instâncias superiores da Ufes, mantendo autonomia e independência; e a promoção de boas condições de trabalho para os servidores técnico-administrativos e docentes do CCJE.

Dentre as propostas, estão o desenvolvimento de infraestrutura de apoio às ações de extensão; a busca de soluções, em conjunto com as coordenações de curso, para os problemas de ensino que são comuns aos cursos do CCJE; incentivo às ações coletivas dirigidas à criação e ao fortalecimento das empresas juniores e dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET); melhoria da infraestrutura do centro, especialmente segurança, laboratórios, cantina, reforma dos telhados, conexão de internet e projetos para implantação de acessibilidade; melhoria da infraestrutura tecnológica; e melhoria da estrutura dos serviços de manutenção do centro, por meio da criação de estrutura própria com capacidade para resolver problemas de baixa complexidade e baixo investimento.

O CCJE oferece oito cursos de graduação: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Gemologia e Serviço Social. O Centro conta ainda com cinco cursos em nível de mestrado acadêmico (pós-graduação stricto-sensu) nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito Processual Civil, Economia e Política Social; com o mestrado profissional em Gestão Pública e o curso de doutorado em Política Social. Todos esses cursos são públicos, gratuitos e abertos à comunidade, mediante processos específicos de seleção. Por meio desses cursos, é concretizada não só a formação de pessoal especializado, como também o desenvolvimento de pesquisas científicas, por meio de núcleos de pesquisa.


Conheça o perfil dos novos diretores

Hélio Zanquetto Filhoprofessor do Departamento de Administração do CCJE, possui doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduação em Engenharia Civil pela Ufes. É tutor do Pet Conexões Administração. Tem experiência na área de Gestão de Operações e Redes Produtivas, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão de redes intraorganizacionais, gestão da cadeia de suprimentos, gestão logística de transporte, gestão do processo produtivo, gestão de fornecedores e gestão de processos. Desde 2017, trabalha em pesquisas voltadas ao uso de data science para tomada de decisão.

Marco Antônio Olsen – professor do Departamento de Direito do CCJE, possui pós-doutorado em Direito Internacional Ambiental pela University of California/EUA e doutorado na mesma área pela Pace University School of Law/EUA. Também é mestre em Direito Internacional Ambiental pela American University Washington College Of Law/EUA e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra, dentre outras, a disciplina de Direito Ambiental para graduação e pós-graduação, inclusive para os cursos de Engenharia Ambiental e Oceanografia. Também é docente de Direito Internacional Público, com ênfase em Direito Ambiental. Entre setembro de 2009 e setembro de 2010, ministrou aulas de Direito Internacional Ambiental, como professor visitante, na Thurgood Marshall School of Law da Texas Southern University, na cidade de Houst.


Texto e fotos: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho