Inscrições para o Enade começam nesta quarta, 6. Provas serão aplicadas dia 27/11

04/07/2022 - 18:40  •  Atualizado 06/07/2022 11:08

As inscrições para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022, sob responsabilidade dos coordenadores dos colegiados de cursos, começam nesta quarta-feira, 6, de acordo com edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento detalha as regras e as datas de todas as etapas do exame, que será aplicado aos estudantes dos cursos de graduação do ano III do ciclo avaliativo do Enade. A inscrição dos alunos deverá ser realizada até 8 de agosto.

Deverão ser inscritos no Enade os estudantes da Ufes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas em 2022: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia e Serviço Social. Os ingressantes ficam dispensados de fazer as provas, que serão aplicadas no dia 27 de novembro, mas precisam confirmar a inscrição. Já os estudantes concluintes devem, obrigatoriamente, participar do Enade para terem direito a colar grau.

De acordo com a Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes, todos os concluintes deverão preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante. Se necessitarem, deverão pedir atendimento específico, especializado ou por nome social. Todas as etapas do exame, informações e procedimentos podem ser acompanhados pelos coordenadores e pelos estudantes em https://enade.inep.gov.br/.

Sobre as provas

Para participar do Enade, é preciso realizar a inscrição, responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova, que tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico de cada área de avaliação.

As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico estará listado nas portarias de cada área, ainda não publicadas, e que estarão disponíveis para consulta no portal do Inep.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Site do Ministério da Educação