Seminário nacional discute educação das relações étnico-raciais a partir do dia 7

04/11/2022 - 10:02  •  Atualizado 07/11/2022 18:23

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes (Neab/Ufes) realiza a partir de segunda-feira, 7, o XIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece até o dia 11 de novembro, de forma virtual.

Com o tema central Ações afirmativas, povos tradicionais e trajetórias de escolarização, o seminário está dividido em cinco eixos: Ações afirmativas; Povos tradicionais e trajetórias de escolarização; Educação básica, leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e formação de professoras(es); Saúde, (in)segurança alimentar e nutricional e racismo; e As religiões afro-brasileiras, o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Pessoas interessadas em participar podem se inscrever até domingo, 6 de novembro, por meio de formulário on-line. A programação completa está disponível no site do Neab.

O evento promoverá conferências, mesas-redondas e lançamentos de livros com pesquisadores e integrantes de movimentos sociais com transmissão ao vivo pelo canal do Neab no YouTube. Já as apresentações de trabalhos acontecerão via Google Sala de Aula (os links serão enviados para os inscritos nas Sessões Temáticas).

Segundo a organização, o seminário pretende "debater resultados de pesquisas relacionadas ao tema da 'educação das relações étnico-raciais' e ao tema central do evento", além de possuir "uma dimensão propositiva para novos projetos de pesquisa e para implementação de políticas públicas diretamente ligadas a esses temas".

Sobre o Neab

O Neab/Ufes é um núcleo acadêmico dedicado à produção e disseminação de conhecimentos e saberes por meio da realização de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão, referentes às questões da população negra, aos afrodescendentes, ao desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção da igualdade racial e valorização das populações de origem africana e afro-brasileira.

O Núcleo foi criado oficialmente em 2006 e atualmente é constituído por docentes, pesquisadores dos diversos centros de ensino da Ufes e de outras instituições de ensino superior do Espírito Santo e do Brasil, discentes e colaboradores externos, e mestres detentores de saberes tradicionais, bem como representantes de fóruns, sociedade civil organizada, entidades negras e movimentos negros do estado.

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho e Camila Fregona