"Bardo", novo filme de premiado diretor mexicano, estreia no Cine Metrópolis

17/11/2022 - 19:36  •  Atualizado 18/11/2022 08:56

Novo longa-metragem do premiado diretor Alejandro Iñarritu, Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades estreia no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 17. O filme acompanha a jornada de um cineasta e jornalista mexicano que, após vencer um importante prêmio internacional, revê sua carreira e seus traumas ao voltar para seu país de origem.

Iñarritu aposta em uma chave surrealista para refletir, pelo menos em parte, sobre sua própria trajetória. Mexicano, assim como seu protagonista Silverio, o diretor também imigrou para os Estados Unidos e teve seu trabalho reconhecido em Hollywood. Embora o elemento autobiográfico seja incontornável, o clima onírico leva o espectador a outros planos e histórias, como ao passado imperialista espanhol, responsável por dizimar a população indígena do México.

Não é a primeira vez que Iñarritu faz referência ao cinema e ao mundo da arte em geral. Em Birdman (2014), por exemplo, o ator Michael Keaton viveu um ex-intérprete do personagem que dá título ao filme, numa sátira direcionada ao antigo Batman, também interpretado por ele nos anos 1990. Iñarritu venceu o Oscar de Melhor Diretor por Birdman, assim como por O Regresso, no ano seguinte. Bardo é seu primeiro longa-metragem após os dois sucessos.

Nacional

Continua em cartaz o novo filme de Cristiano Burlan, A Mãe, que retrata a busca de Maria (Marcélia Cartaxo) pelo filho adolescente, Valdo (Dunstin Farias), desaparecido após uma operação policial na comunidade onde reside. A obra foi premiada em diversas categorias nos festivais de Vitória e de Gramado.

Também segue na programação o documentário Eu, um outro, de Sílvia Godinho, que acompanha três homens trans - Luca, Raul e Thalles - em suas rotinas de trabalho, de lazer e nas relações afetivas; e o filme japonês One Piece Film: Red, de Goro Taniguchi, baseado em um dos animes de maior sucesso e longevidade da televisão.

Na quarta-feira, 23, às 13 horas, acontece mais um encontro do Curso de Extensão: Imagens do Trabalho, com exibição e debate do filme Braços Cruzados, Máquinas Paradas, filme brasileiro de 1979, dirigido por Sérgio Segall e Roberto Gervitz. O curso é aberto e gratuito para toda a comunidade.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 17 a 23 de novembro:

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, de Alejandro G. Iñárritu (México, 2022, 160') - Trailer
O filme narra a jornada íntima e comovente de Silverio, um mexicano que vive em Los Angeles e trabalha como jornalista e diretor de documentários. Depois de ganhar um importante prêmio internacional, Silverio sente que precisa voltar para seu país de origem — mas não se dá conta de que essa viagem o levará aos limites de uma crise existencial. Com suas memórias e medos atravessando toda a sua rotina, sua vida será tomada por um sentimento de desordem e arrebatamento.

A Mãe, de Cristiano Burlan (Brasil, 2022, 90') - Trailer
Maria (Marcélia Cartaxo) é uma mãe solo que vive na periferia de São Paulo. Após o desaparecimento do filho adolescente, ela passa a incomodar os traficantes locais, que sugerem que Valdo foi assassinado em uma ação policial. Sem notícias e ajuda, ela começa uma busca vertiginosa pela verdade e passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade. Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado e Melhor Filme no Festival de Cinema de Vitória. Não recomendado para menores de 12 anos.

Eu, um outro, de Sílvia Godinho (Brasil, 2019, 85') - Trailer
Há 12 anos, Luca deixou sua cidade natal, apesar de ainda manter laços com o lugar e as pessoas. Eventualmente, regressa para ir ao médico que acompanha sua transição de gênero, e se encontra com um antigo amor. A vida de Luca se cruza com a de outros dois homens transgêneros. Raul, um estudante de Filosofia se preparando para se tornar um professor e tradutor. Casado com Bel, ele sonha em ir para Londres aprender inglês. E Thalles, um segurança em bancos, mas que não gosta do seu trabalho, além de precisar enfrentar o preconceito e a burocracia para ter seu nome masculino nos documentos. Os três têm em comum a urgência de viver uma vida que acaba de começar. Não recomendado para menores de 14 anos.

One Piece Film: Red, de Goro Taniguchi (Japão, 2022, 115') - Trailer
Derivado de um dos animes de maior sucesso e longevidade, One Piece Film: Red é uma comemoração dos mil episódios da série animada e 25 anos do mangá. Os Chapéus de Palha, o grupo de piratas mais amados do mundo, embarcam nesta nova aventura onde conhecerão Uta, a cantora mais idolatrada do planeta. Ela é conhecida por esconder sua própria identidade ao se apresentar. Agora, pela primeira vez, Uta se revelará ao mundo em um show ao vivo. Essa história alucinante começa com a chocante revelação de que ela é a filha de um antigo companheiro da tripulação. Não recomendado para menores de 12 anos. Cópia legendada.

Braços Cruzados, Máquinas Paradas (Curso Imagens do Trabalho), de Sérgio Segall e Roberto Gervitz (BRA, 1979, 79')
São Paulo, 1978. As eleições para líder do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo estão em curso, o maior sindicato da América Latina, com 300 mil associados. No meio das eleições, começa uma greve que mudaria o país.

Veja a programação:

Texto: Leandro Reis