Cine Metrópolis recebe duas mostras especiais de 15 a 21 de dezembro

15/12/2022 - 18:40  •  Atualizado 19/12/2022 11:10
Compartilhe

O Cine Metrópolis movimenta sua programação com duas mostras especiais a partir desta quinta-feira, 15. Dedicada às mulheres precursoras da Sétima Arte na França e no Brasil, Pioneiras no Cinema chega com uma seleção de curtas, médias e longas-metragens. Já a Semana do Audiovisual Capixaba faz uma retrospectiva das obras lançadas entre 2011 e 2012 em diversos formatos, revelando aspectos da cena audiovisual contemporânea do Espírito Santo. Ambas as mostras ficam em cartaz até o dia 21 de dezembro e têm entrada gratuita.

Confira as sinopses e os horários dos filmes das mostras Pioneiras do Cinema e Semana do Audiovisual Capixaba.

Realizada em parceria com o Institut FrançaisPioneiras no Cinema reúne as principais obras de seis diretoras do cinema francês em novas cópias digitais. O destaque fica com a seleção de 13 curtas-metragens de Alice Guy-Blaché, produzidos entre 1898 e 1907. Guy-Blaché é considerada a primeira cineasta e roteirista de filmes ficcionais, gênero que ainda não era hegemônico naquela época no cinema. Sua filmografia conta com cerca de mil filmes, embora pouco mais de cem tenham sobrevivido.

Também integra a mostra o documentário Alice Guy-Blaché: A História não Contada da Primeira Cineasta do Mundo, de Pamela B. Green. A seleção contempla ainda obras de diferentes períodos e autoras, entre elas Nicole Védrès e Agnès Varda. 

Pioneiras no Cinema tem a parceria do Centro Técnica Audiovisual (CTAv), que selecionou, em colaboração com o Metrópolis, dois curtas-metragens que versam sobre as precursoras do cinema brasileiro, entre atrizes, produtoras e diretoras. Estão na programação Carmen Santos, de Jurandyr de Passos Noronha, e Mulheres de Cinema, de Ana Maria Magalhães.

Capixabas

Em sua edição de estreia, a Semana do Audiovisual Capixaba reúne curtas, médias, longas-metragens e webséries produzidos e lançados no Espírito Santo em 2021 e 2022. A intenção é compor um panorama da produção contemporânea capixaba, desde filmes realizados na Grande Vitória a obras centradas em municípios do interior. Há obras filmadas em Mimoso do Sul, Afonso Cláudio, Aracruz e Conceição da Barra, por exemplo.

Da mesma forma, a seleção transita entre ficções e não ficções. A primeira sessão da mostra exibe o capítulo 1 da websérie Montadas, de Vini Kava, produção sobre os estilos de drag queens capixabas. Em seguida, o público confere o documentário B.I.X.A., de Yann Souza, que conta a história de quatro artistas LGBTQIA+: Brisadíssima, Icsander, Xavier e Afronta Mc.

Ao longo da programação, a Semana do Audiovisual Capixaba ainda exibe filmes sobre torcedores capixabas de futebol, personagens da cena musical, dança contemporânea e cultura negra, pescadores, povos originários, entre outros motes.

Em cartaz

Além das mostras especiais, o Metrópolis continua com sua programação regular até o dia 21. Seguem em cartaz os filmes Na Rédea CurtaBem-vindos a Bordo AftersunConfira as sinopses e os horários aqui.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho