A Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) abriu inscrições para o processo seletivo de incubação do Espaço Empreendedor da Ufes no campus de Goiabeiras. As propostas devem ser apresentadas até o dia 18 de maio, conforme edital que pode ser acessado aqui.
Visando estimular e prestar apoio logístico, gerencial e técnico ao empreendedorismo, serão selecionadas ideias inovadoras e propostas de empresas com modelo de negócio em elaboração, cujos produtos, processos ou serviços sejam de base científica e tecnológica.
O edital prevê dez vagas para o público universitário e cinco para propostas da comunidade externa. “Assim, começamos a colocar a estrutura de inovação da Ufes para abrigar ideias que vêm da sociedade”, afirma o diretor da DIT/PRPPG, Anilton Garcia.
Em busca da certificação
Inaugurado em agosto do ano passado, o Espaço Empreendedor abriga hoje 14 empresas incubadas nas áreas de saúde, meio ambiente, tecnologia e prestação de serviços, como, por exemplo, produção e comercialização de biomaterial ósseo descelularizado. É um ambiente de coworking que está sendo preparado para receber a sua primeira certificação nacional.
O investimento na certificação junto à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – instituição que certifica entidades incubadoras em todo o país – será da ordem da ordem de R$ 97.574,40. Os recursos são provenientes de um programa de apoio a incubadoras lançado em 2022 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
“Precisamos fazer a modelagem de processos, melhorar os procedimentos, ter maior visibilidade no ecossistema de inovação e ter suporte jurídico permanente. A Anprotec tem uma metodologia a ser seguida. O objetivo é a adoção do Modelo Cerne de Gestão de Incubadoras – Centro de Referência para Apoio para Novos Empreendimentos”, explica Anilton Garcia.
Serão contratados três bolsistas: um para cuidar de todo o processo referente à certificação, outro que vai atuar na gestão da inovação e o terceiro que será da área de design e mídias digitais. Eles terão dedicação parcial ao Espaço Empreendedor a fim de dar suporte às empresas incubadas e à DIT/PRPPG nesse processo.