Novos estudantes do campus de Alegre recebem as boas-vindas a partir desta segunda-feira, 3

31/03/2023 - 14:57  •  Atualizado 03/04/2023 17:15
As boas-vindas aos ingressantes do semestre 2023/1 no campus de Alegre têm início na tarde desta segunda-feira, 3. A partir das 14 horas, os estudantes serão recebidos na quadra poliesportiva por autoridades da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Também haverá apresentações das direções de centro, de coordenadores de curso, da Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), Secretaria Única de Graduação (Sugrad), Biblioteca e Secretaria Municipal de Saúde. Os ingressantes conhecerão, ainda, o projeto Diálogos Femininos, do Conselho da Mulher.

Já na terça-feira, 4, a partir das 8 horas, a recepção dos estudantes ficará a cargo dos próprios cursos.

São Mateus

No campus de São Mateus, a programação de boas-vindas começou nos dia 27, quando os ingressantes foram recebidos com apresentações variadas - da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Mística da Educação do Campo, do programa Permanecer e Concluir, até dos coordenadores de curso. Os estudantes puderam assistir, ainda, a mesa-redonda Interface entre Educação, Saúde, Territórios e Meio Ambiente: desafios e perspectivas e a aula magna Construindo Relações de Não-Violência. No dia 28, houve também um tour pelo campus.

As atividades terminam na próxima quinta-feira, 6, com a reinauguração de Biblioteca Setorial Norte, às 9 horas. A solenidade terá a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas.

Vitória

O campus de Maruípe realizou a acolhida nos dias 27 e 28 de março. No primeiro dia de evento, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Helder Mauad, recebeu os ingressantes no auditório Rosa Maria Paranhos. A cerimônia contou com a palestra Minha história através da disciplina e constância: superando obstáculos e alcançando metas, proferida pelo ultramaratonista Edson Borges. Já no dia 28, o CCS promoveu atividades culturais para os estudantes no espaço de vivências do campus.

No campus de Goiabeiras, a programação para os ingressantes aconteceu no Teatro Universitário, reaberto após uma série de melhorias estruturais. No dia 27, os estudantes acompanharam um show do cantor e ex-aluno da Ufes André Prando. Após a apresentação, a acolhida contou com as falas do reitor, Paulo Vargas, do vice-reitor, Roney Pignaton, de pró-reitores e gestores da Universidade. Em seguida, o professor Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a aula inaugural Violência nas universidades e permanência estudantil.

No dia 28, o Teatro Universitário recebeu duas mesas-redondas em dois turnos, pela manhã e à noite. A primeira mesa abordou o tema Viver a Universidade, com a participação do diretor de Assistência Estudantil da Ufes, Iury Pessoa; do diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina; e do representante do Núcleo de Línguas da Ufes, Mário Cláudio Simões.

A segunda mesa focou em orientações sobre Rotinas Acadêmicas, com as presenças da diretora de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (DAA/Prograd), Margarete Moraes; da diretora de Desenvolvimento Pedagógico (DDP/Prograd), Kalline Aroeira; e da diretora de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/Prograd), Anita Lacerda.

Texto: Leandro Reis
Edição: Camila Fregona