Cine Metrópolis realiza mostra em homenagem a Jean-Luc Godard a partir desta quinta, 4

04/05/2023 - 09:49  •  Atualizado 05/05/2023 11:54
Compartilhe

Um dos mais cultuados cineastas de todos os tempos, Jean-Luc Godard terá uma seleção especial de filmes em cartaz no Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 4. A mostra Godard60 compreende parte de seu trabalho no movimento conhecido como Nouvelle Vague, época em que o diretor francês filmou obras como Acossado e O Desprezo. Godard morreu em setembro de 2022, aos 91 anos.

A mostra integra a programação do aniversário de 69 anos da Ufes que, ao longo do mês de maio, oferece atividades culturais e formativas para a comunidade interna e externa. A entrada para todas as atrações culturais é gratuita.

Realizada pelo Cine Metrópolis em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e com o Institut Français, a mostra exibirá Acossado (1960), O Desprezo (1963), O Demônio das Onze Horas (1965), Alphaville (1965) e A Chinesa (1967).

Os filmes selecionados são marcos da produção de Godard e da Nouvelle Vague, movimento que, nas décadas de 1950 e 1960, reinventou a figura do autor e a própria forma de fazer cinema, aliando baixo orçamento a novas abordagens estilísticas, como longos planos-sequência e quebras na continuidade da narrativa. Outras referências da Nouvelle Vague são os cineastas Agnès Varda, François Truffaut, Alan Resnais, Claude Chabrol, entre outros.

Em cartaz

Seguem em cartaz no Cine Metrópolis os filmes Noites Alienígenas, de Sérgio Carvalho, e Nintendo e Eu, de Raya Martin. Em Noites Alienígenas, o tráfico de drogas avança pela capital Rio Branco, no Acre, comandando por facções criminosas rivais que chegaram do Sudeste. No centro da narrativa, três jovens personagens passam por conflitos enquanto são impactados pela nova dinâmica da cidade.

Já no filipino Nintendo e Eu (foto), um adolescente fissurado em videogames precisa passar mais tempo fora de casa após um terremoto deixar o país sem energia. Ambientado nos anos 90, o longa é um tributo ao clássico Conta comigo, de Rob Reiner.


Confira os filmes em cartaz de 4 a 10 de maio:

Godard60. A mostra Godard60 é uma homenagem em cinco filmes ao cineasta francês Jean-Luc Godard (1930-2022), um dos mais influentes pensadores do cinema, conhecido como um dos criadores da Nouvelle Vague e por ter reinventado diversas vezes a forma de fazer filmes. Serão exibidos os filmes Acossado (1960), O Desprezo (1963), O Demônio das Onze Horas (1965), Alphaville (1965) e A Chinesa (1967), marcos da sua produção na década de 1960 que irá culminar no cinema ativista pós-Maio de 1968. A mostra faz parte das comemorações dos 69 anos da Ufes.

Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho (Brasil, 2021, 91 min.) - Trailer
Na periferia de Rio Branco, no Acre, três personagens sofrem os impactos diretos da violência causada pelo conflito entre facções criminosas. Vencedor dos prêmios Kikito de Melhor Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante e do Prêmio do Júri da Crítica no Festival de Gramado.

Nintendo e Eu, de Raya Martin (Filipinas/Estados Unidos/Cingapura, 2020, 99 min.) - Trailer 
No início dos anos 90, nas Filipinas, o adolescente Paolo e seus amigos se aventuram em novas descobertas, deixando a vida de criança para trás e se divertindo durante o verão. A sua adolescência está apenas começando e o próximo verão promete mudar as suas vidas para sempre, nessa jornada de amadurecimento, diversão, amizade e paquera. O filme é uma homenagem ao clássico Conta comigo (Stand by me), de Rob Reiner (1986).

Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho