E-book apresenta estudos sobre efeitos do processo de escravização no Brasil

10/07/2023 - 18:52  •  Atualizado 12/07/2023 16:32
Compartilhe

Apresentar estudos psicanalíticos realizados em torno das consequências subjetivas, políticas e sociais do processo de escravização no Brasil. Essa é a proposta do e-book Cicatrizes da escravização: psicanálise em diálogo, que será lançado nesta quarta-feira, 12, às 16 horas, no Auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central, campus de Goiabeiras. A obra faz parte da Coleção Pesquisa Ufes, organizada pela Editora da Ufes (Edufes).

Durante o evento, haverá uma conversa com autoras e autores capixabas que contribuíram com a coletânea. O professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Ufes Fábio Bispo, um dos organizadores do e-book, explica que a obra é resultado de um esforço integrado de diferentes grupos de pesquisa, que se articularam para aprofundar estudos psicanalíticos em torno das consequências subjetivas, políticas e sociais do longo e terrível processo de escravização no Brasil. 

Cicatrizes da escravização analisa aspectos da história brasileira que não cessam de se escrever, reiterando, naturalizando e repetindo sintomaticamente formas de dominação e de violência racista. Há também um esforço para esquadrinhar elementos que não cessam de não se escrever: vozes e histórias silenciadas, dores que permanecem inauditas e feridas não cicatrizadas, já que novas feridas são abertas sobre as antigas. Esperamos que este livro fomente nossa responsabilidade com a nossa história e inspire novas produções de pesquisas e práticas antirracistas”, afirma. 

Entre os autores que já confirmaram presença estão Sônia Rodrigues da Penha, Luziane Siqueira, Luiz Francisco Camargo, Beatriz Oliveira da Silva e Belle Colares (responsável pela foto de capa do livro). 

O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever neste link. A confirmação da inscrição está sujeita à lotação do espaço.  

O e-book é uma realização do Coletivo Ocupação Psicanalítica/ES, do Grupo de Pesquisa Infâmias Resistências, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Ufes, do Núcleo Psilacs (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Edufes.

 

Texto: Thereza Marinho, com informações da organização do evento