A Ufes vai adquirir os serviços de uma plataforma digital para conectar, gerenciar e impulsionar todos os aspectos do desenvolvimento profissional de seus alunos e as relações com o mercado de trabalho. A plataforma fará parte do projeto Carreiras Ufes, cujo objetivo é criar uma conexão mais forte com o mundo do trabalho, estreitando os laços entre estudantes, egressos e instituições geradores de oportunidades; acompanhá-los em seu percurso profissional; e avaliar o impacto dos cursos de graduação ou pós-graduação; além de oferecer uma série de outros serviços, como informações sobre eventos, assessoria no preparo e atualização de currículos e apoio para estruturação de suas carreiras.
A fase piloto do projeto será destinada a cerca de 2,8 mil estudantes e egressos dos cursos do Centro Tecnológico, e será lançada durante a Semana do Conhecimento da Ufes, entre os dias 16 e 21 de outubro, em Vitória. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o projeto Carreiras adotará a plataforma Symplicity, que proporciona um ambiente na web para gerenciamento de informações dessa natureza. A assinatura do contrato entre a Universidade e a empresa Simplicity Brasil será no dia 29 de agosto, às 10h30, no auditório do Centro Tecnológico da Ufes (CT), bloco CT-I, no campus de Goiabeiras.
A diretora de Apoio Acadêmico da Prograd, Margarete Moraes, disse que o propósito é ajudar os estudantes finalistas a construírem suas carreiras e auxiliar os egressos no mercado de trabalho. "Além de estudantes e egressos, serão cadastradas na plataforma as empresas para oferta de vagas de trabalho e estágio. O projeto piloto vai ser implantado no CT e terá duração de um ano, durante o qual poderemos analisar o desempenho e ajustar seu funcionamento. Em seguida, pretendemos expandir para os outros centros de ensino da Ufes”, afirmou.
Moraes disse também que o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI) 2021-2030 tem como um dos seus objetivos estratégicos a melhoraria do relacionamento com os egressos e com o setor produtivo. “Isso motivou a busca por uma solução tecnológica que nos ajudasse nessa missão. Foi criada uma comissão para apontar caminhos e essa plataforma foi uma das alternativas encontradas. Além disso, a Ufes pretende estreitar a relação com os egressos para que eles voltem para a pós-graduação da Universidade. Por outro lado, esse é mais um serviço que vai motivar os futuros alunos a estudarem numa instituição que possui uma plataforma de orientação de carreira. Não deixa de ser uma estratégia de prevenção de evasão e melhoria de acesso”, destacou Moraes.
Acompanhamento
O diretor do CT, Lorenzo Luchi, afirmou que está acompanhando e participando do processo de estruturação da plataforma, com uma equipe de servidores em treinamento juntamente com servidores da Prograd. Para ele, a expectativa é que a plataforma propicie maior interação com as empresas e os egressos. “Nós, do Centro Tecnológico, abraçamos a ideia, já que nossos cursos têm uma relação direta com o mercado de trabalho e essa plataforma vai nos ajudar a ampliar essa relação”, afirmou
A empresa Symplicity Brasil possui mais de 2 mil clientes em 36 países, atendendo mais de 42 milhões de estudantes e egressos. Segundo a empresa, o objetivo é apoiar as instituições de ensino superior no gerenciamento de todos os aspectos da jornada de estudantes e egressos até o mercado de trabalho.
Texto: Hélio Marchioni
Edição: Ruth Reis e Thereza Marinho