O reitor da Ufes, Paulo Vargas, participará nos dias 20 e 21 de setembro do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, promovido pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común - RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum). O encontro será realizado em Roma e contará com a participação do Papa Francisco.
Organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o encontro discutirá temas relacionados aos grandes desafios do mundo na atualidade, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia, entre outros. Comporão a delegação brasileira reitores e reitoras de 41 universidades.
Para o reitor Paulo Vargas, este é um fato histórico: “O papa chamar os reitores para discutir questões de interesse mundial é uma deferência às universidades e uma consideração ao papel que elas podem desenvolver para a solução de problemas que afetam toda a sociedade. É uma grande oportunidade e a Ufes não poderia deixar de aceitar esse convite”.
Encíclicas
Os temas a serem tratados no encontro são baseados nas encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, escritas pelo Papa Francisco. A Laudato si’ aborda os problemas ambientais que ocorrem na Terra (a casa comum) e propõe um paradigma de mudança. Já a encíclica Fratelli tutti dá continuidade à Laudato si’ e faz um chamamento para que a humanidade redescubra sua fraternidade universal e trabalhe em um projeto de desenvolvimento que promova a dignidade humana.
O encontro com os reitores tem a proposta de fortalecer o compromisso das instituições com o cuidado da casa comum. Veja a programação no arquivo anexado abaixo.
Texto: Thereza Marinho