SC: Alunos de escolas capixabas participam do primeiro dia da Mostra de Ciências

17/10/2023 - 19:46  •  Atualizado 18/10/2023 18:29

Começou nesta terça-feira, 17, a Mostra de Ciências organizada pelo Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras. Centenas de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas capixabas já visitaram a mostra, que integra a programação da Semana do Conhecimento (SC) e vai até sexta-feira, 20.

A programação acontece no Centro de Ciências Exatas (CCE), no Prédio Didático do IC-I e no Auditório do CCE (onde haverá palestras e apresentação do Show de Física), das 8 às 12 horas e das 13 às 20 horas, exceto no dia 20, quando as atividades ocorrerão apenas no período da manhã.

Clique aqui e veja matéria produzida pela TV Ufes.

Para acompanhar a movimentação da Semana do Conhecimento, acesse o perfil @ufesoficial no Instagram.

Acompanhado pelo professor de Química Wallaf Costa, o estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Venda Nova do Imigrante Nicolas Zuim comentou que a mostra que mais chamou sua atenção foi a de Física & Astronomia: “Gostei principalmente principalmente da sala de eletromagnetismo, foi bem divertido”. Ele acrescentou o que pensa sobre a importância de eventos como este: “Acho que o mais importante de conhecer a Ufes e os cursos que existem aqui é que, assim, conseguimos um norte para a escolha de profissões, ajuda a gente a conhecer opções do que seguir e a conhecer várias áreas diferentes das que a gente estuda”. Segundo o professor, aproximadamente 85 alunos do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Agroindústria compareceram à mostra no dia de hoje.

Além dos alunos dos Ifes, seis turmas da Escola Estadual Renato Pacheco compareceram à Mostra de Ciências neste primeiro dia “São coisas que a gente só vê a parte teórica na sala de aula. Quando vemos a prática é totalmente diferente, é uma experiência completamente diferente”, disse o estudante Davi Marins, de 18 anos. “Os professores passam a matéria pra gente antes, mas ganha outra proporção quando vemos pessoalmente. A gente absorve o conteúdo de uma forma muito mais rápida”, acrescentou.

Sophia Garcia, de 16 anos, também gostou da visita: “Estou achando legal, diferente. Tem vários experimentos aqui que a gente nunca tinha visto, estamos conhecendo várias coisas novas”.

História

A Mostra de Ciências surgiu como um desdobramento da tradicional Mostra de Física & Astronomia da Ufes que acontece anualmente desde 1997. Nos últimos anos, esse trabalho passou a contar com a participação dos estudantes dos cursos de Química, Matemática, Estatística, Geografia e Biologia. Desde sua primeira edição, a Mostra de Ciências conta, em média, com a participação de quase 400 graduandos e dezenas de professores, atendendo mais de 10 mil alunos, oriundos de mais de 20 municípios do Espírito Santo.

A Mostra se define hoje como um dos maiores eventos de extensão da Universidade, e chegou a ganhar o prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina em 2021.

A visitação pode ser feita individualmente ou em grupo, de forma espontânea. No entanto, em caso de lotação, haverá prioridade para as turmas dos professores que realizaram o agendamento prévio para a visita monitorada.

Veja as atrações:

Mostra de Estatística: Atividades interativas utilizando conceitos básicos de Probabilidade e Estatística, abordando ideias do uso e da importância da Estatística no dia a dia, além de sua importância nas tomadas de decisões de diversas atividades profissionais.

Mostra de Física & Astronomia:

Sala de mecânica clássica, vibrações e ondas
Sala de eletromagnetismo
Sala de luz e sombras
Sala de plasma
Sala de Astrofísica e Cosmologia
Planetário de Vitória
Show de Física
Área externa
Observação Astronômica e Visão

Mostra de Matemática:

Sala de Jogos