Bernardo Kucinski abrirá XXV Congresso de Estudos Literários na Ufes. Inscrições abertas

20/11/2023 - 17:01  •  Atualizado 21/11/2023 17:35

O jornalista, escritor, cientista político e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Bernardo Kucinski vai abrir o XXV Congresso de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Ufes. A conferência intitulada Como me tornei escritor será no dia 7 de dezembro, às 9 horas, no auditório do prédio IC-2.

O congresso, cujo tema é Literatura e cultura no Brasil de 1964 a 1985 – poemas, peças, ficções (permanências e apagamentos), vai reunir outras renomadas personalidades do mundo acadêmico, como Viviana Bosi, da USP, e Marcelo Paiva de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em dois dias de intensos debates.

O evento é aberto a todos os interessados e totalmente gratuito. Para obter certificado de participação como ouvinte é necessário se inscrever aqui. Serão publicados no livro digital do congresso trabalhos inscritos e efetivamente apresentados no evento. Mais informações podem ser obtidas por este e-mail.

Programação

O evento foi organizado em conferências, palestras e simpósios com os temas Cinema na Ditadura, Ficção na Ditadura, Música na Ditadura, Poesia na Ditadura e Teatro na Ditadura. Também haverá um grupo de trabalho intitulado Memorial Poético dos Anos de Chumbo. Confira aqui a programação completa.

Segundo a Comissão Organizadora, a proposta é trazer à luz o que "foi apagado e fortalecer a permanência daquilo que se sabe sobre o regime de opressão vivido no país" entre 1964 e 1985. "Diferentemente de outros países do Cone Sul, que também sofreram com regimes totalitários, a memória pública brasileira acerca da ditadura é exígua e sofre com diversas tentativas de abafamento e distorção", afirmam os organizadores.

Texto: Sueli de Freitas