Quem visitar a Feira dos Municípios do Espírito Santo a partir desta quinta-feira, 6, vai se surpreender logo na abertura do evento. Um estande de 200 metros quadrados abrirá a feira contando a história da formação do povo espírito-santense, desde os povos ancestrais até os dias de hoje. O evento será realizado até 9 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, e tem entrada gratuita.
Com curadoria da professora do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo, arte de alunos egressos dos cursos de Design e de História, e monitoria de estudantes dos cursos de História e Arquivologia, o espaço tem o objetivo de mostrar aos visitantes a origem do povo capixaba.
“Isso é o que chamamos de história pública. O estande foi pensado com uma função pedagógica, e, por meio dele, utilizando recursos audiovisuais e artísticos, daremos uma aula de história do Espírito Santo para 120 turmas de estudantes da rede pública que agendaram visitas à feira, e para todo o público que for ao pavilhão”, afirma Merlo. Na edição de 2023, a feira registrou a presença de 60 mil pessoas. Segundo a organização do evento, a expectativa é de que este ano o público visitante seja ainda maior.
Influências
A professora destaca que o Espírito Santo é o resultado de múltiplas influências étnico-culturais que se constituíram ao longo de quase 500 anos de história. Uma narrativa que começa antes da chegada dos portugueses em 1535, com os inúmeros grupos indígenas que habitavam a região. Em diferentes momentos e espaços, todos esses grupos se reuniram: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, orientais. “Foi do encontro desses diversos povos e suas tradições que nasceu o capixaba”, ensina.
Ela adianta que o estande terá três ambientes. No primeiro será apresentada a história dos povos ancestrais e a chegada dos portugueses e africanos; o segundo vai mostrar a chegada dos povos imigrantes; e o terceiro mostrará os capixabas dos dias atuais, com imagens de pessoas famosas e anônimas.
Sobre a feira
A Feira dos Municípios é um evento tradicional no calendário do Espírito Santo e reúne estandes dos 78 municípios capixabas, que apresentam sua história e produtos típicos de fabricação artesanal. Além disso, o evento possui uma extensa programação com apresentações culturais, shows e praça de alimentação.
Todas as informações sobre a feira e a programação completa estão disponíveis no site do evento ou no perfil no Instagram.