Curso de Direito da Ufes completa 93 anos e segue entre os mais procurados no SiSU

12/06/2024 - 17:46  •  Atualizado 12/06/2024 17:52
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
A imagem mostra, sobre uma mesa, os símbolos do direito: uma balança e um martelo

O curso de Direito da Ufes, que iniciou suas atividades em 12 de junho de 1931, comemora 93 anos nesta quarta-feira. Trata-se da mais antiga graduação do Espírito Santo em funcionamento ininterrupto. Sua incorporação à Ufes se concretizou em 1961.

Entre os cursos ofertados pela Universidade, o curso de Direito lidera os primeiros lugares nos rankings dos melhores cursos de Direito do País e se mantém entre aqueles que mais são demandados na proporção de candidatos/vagas na seleção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Segundo o coordenador do curso, Tiago Gonçalves, a alta demanda se deve ao fato do bacharel em Direito ter à sua disposição uma variada gama de opções para atuação profissional, que vai desde o exercício da advocacia, mediante aprovação em prova realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), até o exercício de cargos públicos.

Ele ressalta que, diante da proliferação dos cursos de Direito no Brasil nos últimos anos, as aprovações em concursos públicos exigem um altíssimo percentual de aproveitamento nas provas de seleção, já que o curso lança no mercado de trabalho um alto número de profissionais. “Trata-se de um grande desafio para aqueles que se lançam neste propósito de aprovação em concurso público, o que impõe uma conscientização do estudante quanto à necessidade de máximo aproveitamento do ensino durante sua permanência nos quadros da universidade”, afirma Gonçalves.

Resultados

O coordenador destaca que os resultados obtidos pelos estudantes egressos apontam que o curso, embora em processo constante de aperfeiçoamento, está no rumo certo. “Diante dos expressivos resultados de nossos egressos, tanto em aprovação nas provas da OAB quanto nos concursos públicos promovidos pelos mais variados órgãos e, ainda, pelo exitoso aproveitamento em cursos de mestrado e doutorado ofertados por variadas instituições brasileiras e estrangeiras, temos a convicção de que o curso de Direito da Ufes está no rumo certo, entregando à sociedade profissionais com sólida formação, não apenas jurídica, mas também ética e humanística”, complementa o professor.

Atualmente, o curso conta com um quadro de 42 docentes, sendo 38 efetivos, dos quais mais de 90% possuem titulação de doutor. A oferta semestral é de 55 vagas, isto é, 110 vagas por ano. O mestrado em Direito Processual, implementado em 2006, já diplomou 353 mestres em Direito.

O curso é ofertado em regime integral, sendo que as disciplinas obrigatórias são ofertadas prioritariamente no turno matutino, e as atividades de estágio, pesquisa e extensão no vespertino.

Categorias relacionadas