Mostra de Astronomia premiará trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio. Inscrições abertas

25/06/2024 - 18:23  •  Atualizado 25/06/2024 18:43
Texto: Dhébora Molina (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento com informações para a inscrição

Estão abertas as inscrições para a VII Mostra de Astronomia do Espírito Santo (Maes), evento que busca reunir trabalhos de natureza científica, sobre Astronomia, Astrofísica, Astronáutica e Cosmologia, e disciplinas correlatas. Podem participar grupos com até cinco estudantes que estejam cursando do nono ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, orientados por um professor tutor.

A mostra é realizada pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Cosmo/Ufes), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Grupos interessados em participar podem se inscrever no site do Cosmo/Ufes até o dia 31 de julho.

A Maes 2024 contará com a presença de astrônomos brasileiros, que participarão das apresentações dos trabalhos. Todas as equipes receberão certificado de participação e os trabalhos com melhor classificação terão os artigos publicados nos Cadernos de Astronomia do Cosmo/Ufes. Além disso, tanto os alunos quanto os professores receberão bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Etapas

A mostra será dividida em três fases. Na primeira, em formato on-line, o grupo de estudantes deverá enviar um vídeo de até cinco minutos resumindo o projeto. Os trabalhos podem ser descritivos, observacionais, experimentais ou práticos, abordando a astronomia de diversas formas e explorando sua interdisciplinaridade. Os vídeos serão apresentados entre os dias 12 e 23 de agosto para uma banca de avaliadores por meio de uma chamada on-line com participantes do grupo.

A segunda fase será presencial e cada grupo participante deverá escolher uma região, de acordo com as seguintes datas: 17 e 18 de outubro, em Vitória, 21 e 22, em Vargem Alta, e 28 e 29, em Linhares.

A etapa final acontece também em formato presencial, nos dias 28 e 29 de dezembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no campus Guarapari.

O Cosmo/Ufes é um núcleo vinculado ao Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes e envolve professores, estudantes de graduação e pós-graduação com a finalidade de ensinar, pesquisar e divulgar trabalhos científicos nas áreas de astrofísica, cosmologia e gravitação. O núcleo propicia o diálogo dos estudantes da Ufes com os de outras universidades e fomenta a troca de saberes.

Mas informações sobre a VII Mostra de Astronomia do Espírito Santo estão disponíveis no site do Cosmo/Ufes ou no perfil do Núcleo no Instagram.

Categorias relacionadas