A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e o Núcleo de Línguas da Ufes realizam no dia 2 de julho um evento comemorativo pelos 200 anos de imigração dos povos de língua alemã no Brasil. Gratuita e aberta ao público, a comemoração acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, das 17 às 21 horas. Haverá emissão de certificado para todos os participantes.
O objetivo da iniciativa é promover uma reflexão sobre a diversidade de áreas em que os imigrantes alemães se fazem presentes na cultura brasileira, especialmente no Espírito Santo, como na arte, na música, na culinária e na literatura, entre outros. A abertura oficial do evento contará com a presença do secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, e da cônsul honorária da Alemanha no Espírito Santo, Jenny Sander.
A programação terá início com a exibição de imagens e informações da artista alemã Heidi Liebermann, que reside e atua no Brasil há 50 anos; bem como do atual regente da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, o maestro Helder Trefzger, descendente de alemães. Em seguida, a história da imigração alemã será contada por meio de músicas que serão apresentadas por um quinteto de cordas acompanhado de um acordeonista (instrumento de origem alemã, que se estabeleceu como ponto principal de muitos ritmos da música brasileira).
O gestor cultural, diretor de teatro, dramaturgo e tradutor Erlon José Paschoal fará uma palestra baseada nos livros Viagem pelas Colônias Alemãs no ES, de Hugo Wernicke; e Brasil: o País do Futuro, de Stefan Zweig; e também em considerações sobre a família Mann.
O encerramento contará com a participação do Coral da Ufes.