Ufes aprova reformulação do calendário acadêmico. Atividades acadêmicas serão retomadas no dia 8 de julho

04/07/2024 - 20:14  •  Atualizado 04/07/2024 20:30
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Foto da fachada do prédio da Reitoria da Ufes

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou nesta quinta-feira, 4, em sessão extraordinária, a reformulação do calendário acadêmico de 2024, necessária após o período de greve realizada pelos servidores docentes e técnicos-administrativos. O retorno das atividades acadêmicas ocorrerá na próxima segunda-feira, 8 de julho, com término do período letivo em 1º de outubro e semana de provas finais de 2 a 8 de outubro. O recesso acadêmico ocorrerá de 9 a 20 de outubro.

O reajuste de matrícula, com a possibilidade de nova oferta de disciplinas pelos departamentos,  e matrícula ou cancelamento de disciplinas pelos estudantes, acontecerá no período de 8 a 25 de julho.  Excepcionalmente, será aberto um período de cancelamento de disciplinas nos dias 23 e 24 de setembro. “Essa medida visa favorecer estudantes que não tenham sido dispensados de determinadas disciplinas durante a greve, mas que não puderam frequentá-las regularmente. Dessa forma, ele pode decidir começar a frequentar a partir do dia oito de julho e, caso ocorra algum problema, ele terá a possibilidade de cancelar, sem ser prejudicado com a redução do coeficiente”, explica a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo.

Outra medida, adotada em caráter excepcional em relação ao  primeiro semestre de 2024, será a não exigência de frequência dos estudantes às aulas dos cursos de graduação.

O reitor Eustáquio de Castro, que presidiu a sessão, afirmou que questões específicas que não estejam pontuadas na resolução que regulamenta a reformulação do calendário acadêmico, poderão ser tratadas diretamente entre estudante e professores ou pelos departamentos dos cursos, seguindo o princípio da razoabilidade.

Semestre 2024/2

O segundo semestre letivo de 2024 (2024/2) terá início no dia 21 de outubro e prosseguirá até 25 de março de 2025, com um período de recesso acadêmico e férias docentes entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 21 de janeiro de 2025. O período de provas finais do semestre será de 26 de março a 1º de abril de 2025.

A resolução que regulamenta a reformulação do calendário acadêmico será publicada nesta sexta-feira, 5, no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOCS).

Categorias relacionadas