A exposição ExpoVespa - entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides estará no Parque Botânico Vale, em Vitória, a partir desta quinta-feira, 18, até o dia 29 de setembro. O público poderá visitar a mostra de terça-feira a domingo, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas.
Organizada pelo Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop) da Ufes em parceria com o Núcleo de Excelência em Sistemática de Bethylidaee (Nesb), a exposição visa à popularização da ciência por meio da arte.
“Serão exibidas peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e seus exemplares naturais, para despertar nas crianças e jovens o interesse e encanto pelos mundos da ciência e da arte”, conta a professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes e coordenadora da exposição, Viviana Corte.
As vespas parasitoides são insetos pouco estudados e conhecidos, inclusive na ciência, e são muito importantes para o controle ambiental, ecossistêmico e biológico contra as pragas, pois ingerem outros insetos. "Elas ajudam a ter uma agricultura mais saudável, mais orgânica. Não estamos falando das vespas mais conhecidas, essas predadoras que picam. As vespas parasitoides são animais muito pequenininhos e por isso muito desconhecidos", explica o professor Celso Azevedo, coordenador do NESB. Atualmente, são conhecidas mais de 100 mil espécies, isto é, 15 vezes mais que espécies de mamíferos.
Na exposição estão 15 exemplares em tamanho ampliado de vespas reais capixabas. Também foram adicionados à mostra quadros e esculturas produzidos por estudantes dos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Publicidade e Ciências Biológicas, e por pessoas da comunidade externa à Ufes.
Neste ano, a Expovespa foi apresentada em Santa Teresa e atraiu um público de 25 mil visitantes. A exposição também foi montada na Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras, e integrou a programação da Semana do Conhecimento em 2023.