Projeto UFESLAM celebra dois anos de existência com batalhas de poesia no Teatro Universitário nesta sexta-feira, 26

25/07/2024 - 17:12  •  Atualizado 26/07/2024 19:16
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação com informações sobre o evento

Celebrando dois anos de existência, o projeto UFESLAM movimenta o Teatro Universitário nesta sexta-feira, 26, a partir das 17 horas, com performances de artistas da comunidade interna e externa da Ufes, além de competidores em batalhas de poesia. A entrada para o evento é gratuita, sem distribuição de ingressos.

As pessoas interessadas em competir nas batalhas de poesia devem procurar os organizadores no início do evento. As performances serão organizadas por ordem de chegada. O vencedor da competição garante vaga para o ViaSlam, evento estadual que será realizado no dia 3 de agosto e distribuirá mais de R$ 3 mil em premiações.

Poesia falada

O Slam (ou poetry slams) são batalhas de poesia falada, surgidas nos Estados Unidos nos anos 1980. No Brasil, o formato se popularizou em São Paulo a partir de comunidades periféricas, nos anos 2000. Realizado de forma independente pelos estudantes durante um ano, o projeto UFESLAM foi acolhido em 2023 pelas professoras Jacyara Paiva e Lara Brum, do Centro de Educação da Ufes, e registrado como projeto de extensão da Universidade.

“Para além de um movimento cultural, o slam se estabelece enquanto um espetáculo performático e artístico, protagonizado e idealizado principalmente por jovens”, afirma o integrante do projeto e um dos organizadores do evento Ademir Junior. “A Ufes é referência para o público interno e externo, e seu apoio vem contribuindo para integrar os públicos de diversas categorias de juventudes do Espírito Santo em um ambiente como o Teatro Universitário, importante estruturalmente e culturalmente.”

Categorias relacionadas