Em reunião realizada nesta quarta-feira, 31, o reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, conversaram sobre temas relacionados às áreas de saúde, inteligência artificial, ciências oceânicas, agroecologia, fotônica, entre outros. O encontro aconteceu em Brasília, onde o reitor participa da 5ª Conferência Nacional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação).
O reitor destacou a receptividade da ministra e o apoio demonstrado às iniciativas. “A reunião foi muito boa. Tratamos assuntos de interesse do Espírito Santo e do Brasil, com os quais a Ufes pode contribuir. A ministra manifestou apoio às iniciativas e afirmou que elas estão alinhadas com a política do governo, que é ciência, tecnologia e inovação voltadas para atender as demandas do país, principalmente na promoção da inclusão e na redução das desigualdades sociais”, afirmou Castro.
Segundo o reitor, Luciana Santos destacou ainda que haverá muitos investimentos nessas e em outras áreas estratégicas com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e de outras agências e órgãos governamentais. Ela disse também que o ministério está aberto às propostas e projetos desenvolvidos pela Ufes.
Também participaram da reunião a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Cristina Engel; o diretor setorial Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel; o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jales Júnior; a assessora do Escritório Central de Processos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Márcia Machado; e o chefe de Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Rubens Diniz.
A 5ª Conferência Nacional de CT&I (5ª CNCTI) começou na terça-feira, 30, e segue até esta quinta, 1º, em Brasília. O tema central do evento é Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido.
Fotos: Luara Baggi - Assessoria de Comunicação do MCTI