Cine Metrópolis estreia filme capixaba e nova obra de Lúcia Murat

21/08/2024 - 17:20  •  Atualizado 22/08/2024 12:04
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena de A Matéria Noturna, onde aparece os protagonistas de costas, sentados à beira-mar

Dois filmes nacionais estreiam na nova programação do Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 22. Dirigido pelo capixaba Bernard Lessa, A Matéria Noturna é ambientado em Vitória e conta a história do encontro entre uma motorista de aplicativo e um marinheiro moçambicano. Também chega ao Metrópolis o novo filme de Lúcia Murat, O Mensageiro, que se passa durante a ditadura militar no Brasil.

Em A Matéria Noturna, a motorista de aplicativo e cantora de samba Jaiane tenta encontrar um sentido em sua rotina de trabalho e nas suas relações familiares. Já Aíssa, marinheiro mercante de Moçambique, se vê obrigado a permanecer alguns dias atracado em Vitória. As circunstâncias promovem um encontro entre os personagens – uma oportunidade para construirem algo sólido ou aprofundar suas tristezas. A sessão de terça-feira, 27, às 19h30, será seguida de debate com o diretor Bernard Lessa.

Autora de filmes como Praça ParisUma Longa Viagem, em O Mensageiro Lúcia Murat conta a história de Vera, presa numa fortaleza militar durante a ditadura, em 1969. Na trama, ela conhece um soldado que diante da tortura decide levar uma mensagem para a sua família, iniciando uma relação afetiva com a mãe de Vera. Apesar dos horrores do regime, o longa se debruça sobre a possibilidade de um diálogo entre duas pessoas solitárias e perdidas, uma senhora de alta classe média e um jovem de origem rural.

Segue em cartaz no cinema o filme Estranho Caminho, de Guto Parente, ficção baseada na vivência do cineasta durante a pandemia de covid-19.

Confira as sinopses de todos os filmes em cartaz de 22 a 28 de agosto no Cine Metrópolis:

A Matéria Noturna, de Bernard Lessa (Brasil, 2021)

Jaiane tenta encontrar um sentido em sua rotina de trabalho e relações familiares. Aíssa, marinheiro mercante, é obrigado a permanecer alguns dias atracado em Vitória. Esse encontro será uma oportunidade para construir algo sólido ou aprofundar suas tristezas.

O Mensageiro, de Lúcia Murat (Brasil, 2023)

A história gira em torno de Vera (Valentina Herszage), uma jovem que, em 1969, é presa em uma fortaleza militar devido ao seu envolvimento com a política. Durante seu encarceramento, ela conhece o soldado Armando (Shico Menegat), que aceita levar mensagens de Vera para sua família, o que o aproxima de Maria (Georgette Fadel), mãe de Vera. Apesar das profundas diferenças sociais e de origem, uma relação afetiva improvável começa a se desenvolver entre o soldado e a mãe da prisioneira.

Estranho Caminho, de Guto Parente (Brasil, 2023)

David, um jovem cineasta, retorna à sua cidade natal em meio à crescente crise da pandemia de covid-19. O retorno inesperado é impulsionado pela necessidade de se reconectar com seu pai, distante há mais de uma década. O reencontro é marcado por um misto de tensão e esperança, e inicialmente parece ser um passo positivo na reconciliação. No entanto, eventos perturbadores e inexplicáveis começam a ocorrer ao redor de David.

Confira os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas