Cartilha orienta familiares sobre os cuidados com bebês prematuros em domicílio

01/03/2021 - 15:24  •  Atualizado 02/03/2021 19:29

Auxiliar mães, pais e familiares nos cuidados com bebês prematuros. Essa é a proposta da Cartilha de cuidados com o recém-nascido prematuro: desmistificando o cuidar no domicílio. O material aborda temas como amamentação, cuidados no banho, construção de vínculos afetivos, manutenção da saúde do recém-nascido prematuro, procedimentos para prevenir infecções, rede de apoio familiar e social, além de conteúdo científico.

A cartilha (anexada abaixo e também disponível em http://repositorio.ufes.br/handle/10/11666) foi desenvolvida a partir do trabalho de conclusão de curso da graduanda em Enfermagem Isabela Santos, que teve como orientadora a professora Adriana Partelli, do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), localizado no campus de São Mateus.

Além dos cuidadores, a material visa contribuir com o trabalho dos profissionais de saúde, podendo ser utilizada como material complementar para a educação em saúde e no preparo para a alta hospitalar, promovendo mais segurança e empoderamento das famílias na prestação do cuidado.

Aumento

Um dos fatores que motivou a elaboração da cartilha é o aumento do nascimento de bebês prematuros no Brasil. Conforme dados disponíveis na Biblioteca Nacional de Saúde, cerca de 340 mil bebês nascem antes das 37 semanas de gestação todos os anos, o que equivale a aproximadamente 12% dos nascimentos no país, o dobro do índice de países europeus.

As causas para esses índices preocupantes de prematuridade são diversas, desde hábitos, como o tabagismo, até doenças graves, como o câncer. Geralmente, o bebê prematuro necessita de internação em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), onde recebe cuidados para garantir seu crescimento e desenvolvimento. Muitas vezes, esse processo gera estresse nos cuidadores, além de dúvidas sobre como será a atenção em casa após o bebê receber alta.

Outras iniciativas

O cuidado com a saúde do bebê e da gestante também é foco de outras iniciativas realizadas na Ufes. Durante a pandemia, foram produzidas cartilhas que orientam sobre maternidade e Odontologia, além de um projeto da Universidade ter sido selecionado em chamada internacional para criação de observatório obstétrico no Espírito Santo.

Texto: Vinícius Fontana