Começa nesta terça-feira, 28, o I Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior

27/09/2021 - 15:31  •  Atualizado 29/09/2021 17:43

Começa nesta terça-feira, 28, o I Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência. A cerimônia de abertura será às 17 horas, com a participação do reitor da Ufes, Paulo Vargas, e do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde. Na sequência, será realizada a conferência inicial com o tema Acessibilidade e desenho universal na aprendizagem, ministrada pela professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Márcia Denise Pletsch.

O evento, que marca os 10 anos de existência do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), segue até 1º de outubro (veja a programação completa anexada abaixo), com transmissão pelo canal do Naufes no YouTube.

A participação é gratuita e aberta à comunidade em geral. Os interessados podem se inscrever por meio do site https://www.even3.com.br/seminarioufesdeinclusao/. Haverá emissão de certificado de participação.

I Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior é organizado pelo Naufes, ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), em parceria com a Reitoria, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Universidade.

Manual de Acessibilidade

Em comemoração aos 10 anos de atividades do Naufes, a Universidade também está lançando o Manual de Acessibilidade da Ufes, um documento com orientações gerais aos docentes sobre os estudantes com deficiência, a fim de corroborar com a acessibilidade pedagógica e metodológica.

“A elaboração do Manual de Acessibilidade é mais uma ação que visa contribuir para a inclusão plena das pessoas com deficiência e ajudar a repensar o espaço universitário, bem como os conceitos, os pré-conceitos e os preconceitos que inviabilizaram, inviabilizam ou invisibilizam a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior”, aponta a coordenadora do Naufes, Déborah Provetti.

Naufes

O Núcleo de Acessibilidade da Ufes foi criado pelo Conselho Universitário (CUn) em 2011 para coordenar e executar as ações relacionadas à promoção de acessibilidade, bem como acompanhar e fiscalizar a implementação de políticas de inclusão das pessoas com deficiência na educação superior.

Nesses 10 anos, o Naufes foi se reestruturando e, atualmente, é responsável por diversos serviços, como atendimento psicossocial, acompanhamento de estudantes, produção de materiais, adaptação de materiais didático-pedagógicos, manutenção de equipamentos utilizados pelos estudantes com deficiência, entre outros. Há atualmente 536 alunos com deficiência na Ufes, além de 45 servidores.

A coordenadora do Núcleo avalia que, em uma década, houve avanços tanto em aspectos materiais - por exemplo, acessibilidade arquitetônica, digital e virtual - como comportamentais. “A Ufes vem investindo na eliminação de barreiras de acessibilidade atitudinal, divulgando campanhas e apoiando projetos que promovam a reflexão sobre a importância da inclusão, e pedagógicas, com formações voltadas para a educação inclusiva”, ressalta Déborah Provetti.

Ela lembra também que a Universidade conta com um Plano de Ação de Acessibilidade, que funciona como diretrizes institucionais na área. A Ufes também está na fase final de elaboração das Políticas de Acessibilidade da Universidade.

Mais informações sobre acessibilidade e políticas para PcD na Ufes estão disponíveis no site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana