Na próxima quarta-feira, 23, será realizada no campus de Goiabeiras a segunda edição da Feira de Economia Solidária e Saúde Mental, cujo objetivo é fomentar o movimento da Economia Solidária (Ecosol) junto aos usuários, familiares e trabalhadores dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Espírito Santo. O evento será das 9 às 17 horas, em uma tenda em frente ao Cine Metrópolis.
Parte da X Jornada de Extensão e Cultura da Semana do Conhecimento, a Feira é fruto do segundo curso de extensão intitulado Inclusão pelo trabalho: Economia Solidária e Saúde Mental no ES, finalizado em agosto, e apresentará a produção dos 15 Centros de Atenção Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial da Grande Vitória e do interior do estado, que tem participado do movimento, além de apresentações musicais e lançamento de livros. O objetivo é fomentar a participação social e avaliar a possibilidade de geração renda para os envolvidos.
“O trabalho é de suma importância no processo de reabilitação psicossocial das pessoas que apresentam a experiência do sofrimento psíquico e/ou fazem uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas. Por isso, estamos muito animadas em poder apresentar à sociedade os frutos desse projeto”, analisa Adriana Leão, professora do Departamento de Terapia Ocupacional e coordenadora da Feira.
Economia Solidária
Ecosol é um movimento que tem o intuito de organizar atividades de produção, distribuição e consumo, além de outras ações relacionadas à satisfação das necessidades de diferentes ordens, constituindo-se em uma resposta organizada de enfrentamento à exclusão de pessoas pelo mercado e incentivo ao competitivismo. Segundo a professora, as discussões em torno da Ecosol são uma das diretrizes para as Políticas de Saúde Mental brasileira.
“Assim, se cruzam os interesses dos grupos de pesquisa e extensão da Ufes, como o Fênix, do Departamento de Serviço Social, e o Políticas Públicas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Departamento de Terapia Ocupacional”, destaca Leão.
Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho