Hucam-Ufes promove nesta quinta, 10, dia de capacitação sobre doença renal

09/03/2022 - 16:19  •  Atualizado 14/03/2022 13:01
Compartilhe

Uma em cada 10 pessoas desenvolve doença renal crônica (DRC) no mundo e, quando diagnosticada de forma precoce, é possível controlar ou retardar sua evolução na maior parte dos casos. Nesta quinta-feira, 10 de março, Dia Mundial do Rim, será realizada uma mobilização educativa mundial para frear o desenvolvimento da DRC em suas formas mais avançadas, quando são necessários tratamentos como a diálise e o transplante renal. O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) fará parte dessa corrente de conscientização, promovendo um dia de capacitação para acadêmicos da Ufes.

A DRC se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais. Em geral, a doença não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e ações de prevenção, como a realização de exames simples de rastreamento de diagnóstico.

O professor e médico nefrologista Lauro Vasconcellos, chefe do Serviço de Nefrologia do Hucam-Ufes, explica que os rins filtram cerca de 20% de todo o sangue circulante por minuto. Quando não funcionam direito, as toxinas se acumulam no sangue, provocando problemas mais sérios.

Mas ele alerta que, muitas vezes, a doença renal é silenciosa, o que agrava o problema. Sintomas como inchaço, sangue ou espuma na urina, anemia, perda de peso sem motivo aparente ou problema no crescimento (no caso de crianças) podem ser provocados por problemas nos rins.

Por isso a importância da realização de consultas regulares ao médico e de exames que medem a creatinina, uma substância que se acumula no rim quando este não está funcionando direito. “De acordo com a creatinina, a gente sabe o quanto do rim da pessoa está funcionando. O exame de urina e o de creatinina devem fazer parte da rotina”, alerta.

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com DRC avançada é crescente: mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. No Hucam, o Serviço de Nefrologia participa do Dia Mundial do Rim dede sua primeira edição, em 2006, e neste ano será responsável pela capacitação de discentes de períodos avançados de Medicina, Enfermagem e Nutrição (veja a programação anexada abaixo). O evento será realizado no Auditório Rosa Maria Paranhos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

 

Texto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Edição: Thereza Marinho