Inscrições abertas para o Simpósio Capixaba Multiprofissional da Dor

04/09/2020 - 17:26  •  Atualizado 09/09/2020 19:19

O Simpósio Capixaba Multiprofissional da Dor (SCMDOR), que será realizado entre os dias 16 e 19 de setembro, já está com as inscrições abertas. O objetivo do evento é promover o diálogo e a troca de informações entre estudantes e profissionais da área da saúde sobre o tema. O evento é coordenado pelo curso de Fisioterapia da Ufes, juntamente com a Faculdade do Centro Leste (UCL) e com a Fox Cursos e Concursos.

Durante os quatro dias do Simpósio, serão ministradas palestras com fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, profissionais do campo da pesquisa clínica em dor do estado e do país. Dentre os temas que serão debatidos, estão a Terapia Ocupacional e as dores crônicas; o papel do enfermeiro em cuidados paliativos e manejo da dor; a dor psicossomática; a terapia cognitivo-funcional e o modelo biopsicossocial da dor; e avanços tecnológicos.

O evento é aberto aos estudantes e profissionais de todas as áreas da saúde. Com uma perspectiva multiprofissional, pretende possibilitar uma discussão da conduta terapêutica na dor sob diversos pontos de vista. Uma equipe de profissionais no campo da pesquisa e com atuação clínica relacionada a dor comandará as palestras e as mesas-redondas.

O Simpósio é gratuito e será realizado virtualmente. As inscrições e outras informações sobre como participar das atividades estão disponíveis no link https://www.ucl.br/scmdor.

Dor crônica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica. Ainda segundo informações da SBED, dentre as dores mais comuns, está a enxaqueca, que atinge 34 milhões de pessoas no Brasil. Já a dor nas costas é responsável por 10,54% dos afastamentos do trabalho e pedidos de entrada no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que 80% dos adultos irão sofrer, pelo menos, uma crise aguda de dor nas costas durante a vida, sendo que 90% das pessoas poderão ter mais de uma vez.

Texto: Jorge Medina