Liga de Genética e Genômica do ES seleciona novos membros. Inscrições até 17 de maio

08/05/2024 - 18:23  •  Atualizado 08/05/2024 18:29
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Foto dos integrantes da liga reunidos, todos vestindo camisas pretas e com os braços para cima, em comemoração

Estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em cursos da área de saúde da Ufes ou de outras instituições de ensino superior do Espírito Santo têm até o próximo dia 17 para se inscrever na Liga Integrada de Genética e Genômica do Espírito Santo (Laigges). Projeto de extensão que visa aprimorar a formação dos acadêmicos e contribuir para a orientação da comunidade em assuntos relacionados à genética/genômica e saúde, a Liga busca 25 novos membros, que vão participar das atividades do projeto entre junho deste ano e maio de 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio deste link.

O processo seletivo consta de prova teórica, carta de intenção e entrevista. Eliminatória e classificatória, a prova será realizada no próximo dia 20, de forma on-line, e o candidato terá das 8h às 23h59 para responder às 20 questões propostas. Já a entrevista é classificatória e ocorrerá nos dias 27 e 29 de maio, pelo aplicativo Google Meet. O edital completo, com detalhes do processo seletivo, está disponível aqui.

O resultado final contendo os nomes dos novos membros ligantes será enviado aos participantes da seleção por e-mail e também será divulgado na página do Instagram da Liga a partir do dia 3 de junho.

Serviços à sociedade

Por meio de atividades presenciais e remotas, a Laigges, vinculada ao Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM), visa contribuir para o avanço e desenvolvimento multidisciplinar e interdisciplinar de estudantes de cursos como Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Química, Nutrição, Odontologia e Terapia Educacional. “O objetivo da Liga é demonstrar a importância da pesquisa e da ciência para toda a comunidade interna e externa da Ufes, integrando universidade e sociedade por meio de serviços na área de genética/genômica disponibilizados a todos, inclusive nas unidades de saúde e escolas”, explica a pesquisadora do NGHM e professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora geral da Laigges Débora Dummer.

Atual presidente da Liga, a estudante do oitavo período de Medicina da Ufes Anna Karolyna Moreira atua na Laigges desde outubro do ano passado, quando auxiliou na organização do Simpósio de Ciências Forenses. Segundo ela, a genética e a genômica são ramos da ciência que estão em ascensão e permeiam diversas áreas da vida das pessoas, especialmente no setor de saúde.

“Ser membro da Liga me possibilita participar de atividades de promoção à saúde e facilita meu contato com as comunidades externa, acadêmica e profissional. Essa integração se torna muito importante para o avanço científico dos profissionais da saúde, uma vez que esse conhecimento pode influenciar políticas de saúde voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças”, avalia.

Mais informações sobre a Liga ou sobre o processo seletivo de 2024 podem ser obtidas pelo e-mail laigges@gmail.com.

Categorias relacionadas