Começa nesta segunda-feira, 8, a Semana de Comunicação da Informação em Saúde, com atividades presenciais, no campus de Goiabeiras da Ufes, e virtuais. O evento é organizado pela Rede de Estudos das Competências (REC) da Ufes, coordenada pela professora Meri Nadia Gerlin, do Departamento de Biblioteconomia, em parceria com o projeto Comunicação Promotora de Saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais em população jovem, da Universidade de Brasília (UnB).
O projeto, coordenado pela professora Valéria Mendonça e vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) e ao Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde - LabECoS, é uma iniciativa de pesquisa com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em parceria com o Ministério da Saúde.
No dia 8, serão desenvolvidas atividades de conscientização sobre epidemias de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV/aids e hepatites virais, voltadas prioritariamente para adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos – da Ufes ou da comunidade externa – que possam ser multiplicadores de informações sobre saúde. As oficinas serão ministradas pela sanitarista e pedagoga Natália Andrade e pelo enfermeiro Thiago Campos, ligados ao Laboratório ECoS/UnB, e mediadas pela enfermeira Lorena Patrocinio, que é graduanda do curso de Biblioteconomia da Ufes. Elas serão ministradas na sala 623 do edifício ED VI, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), com duração de duas horas e início às 8h, 10h, 14h, 16h, 18h e 20h. Os interessados devem se inscrever por meio deste link, e haverá certificados para os participantes.
Na terça-feira, 9, serão feitas entrevistas e rodas de conversa sobre os mesmos temas, às 10h e às 16h, no espaço coletivo da cantina do CCJE/Ufes, com o objetivo de coletar material para a produção de vídeos, podcasts e cartilhas sobre ISTs pelo projeto de extensão Comunicação Promotora de Saúde no Estado do ES e com o apoio da REC Ufes, coordenada por Gerlin. Às 14h, os participantes do projeto terão uma reunião com os pesquisadores e colaboradores sobre os materiais coletados no turno da manhã, no mesmo local e, assim como todas as outras atividades da semana, abrirão este diálogo para a comunidade interna e externa à Ufes.
O evento termina na quarta-feira, 10, às 19 horas, com o debate on-line sobre o Projeto Comunicação promotora de saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais em população jovem. A live será transmitida pelos canais do YouTube do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECoS-UnB) e do REC-Ufes. Também será fornecido certificado aos participantes dessa atividade.
“Desde 2020, com o início da pandemia de covid-19, temos desenvolvido trabalhos de produção de conhecimento, recuperação de informação ética e combate à desinformação na área de saúde. A comunicação da informação em saúde é uma linha de atuação em consolidação, que temos desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da UnB”, conta Gerlin, que coordenou, em uma experiência anterior, as ações da Região Sudeste de tradução do conhecimento sobre controle de arboviroses – majoritariamente, doenças que envolvem a transmissão através de mosquitos.
Confira a programação completa do evento aqui.
Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho